"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 18 de setembro de 2011

As Lições do Feijão

Há histórias que se repetem e, vá lá saber-se porquê, ainda assim, deixam-nos sempre expectantes e encantados.
Com os meus filhos, com os alunos da Escola Bíblica Dominical ou dos acampamentos e, agora, com os meus netos, o feijão tem sido um bom aliado.



Tudo começa com os tradicionais copos de plástico, um pouco de algodão humedecido e, obviamente, o feijão, desempenhando o seu papel de semente.



Na verdade, a semente é um grão seco, sem vida, cujo principal objectivo é renascer. Por isso, o melhor que se lhe pode fazer é sepultá-la.




Assim é com o homem, para que se dê o NOVO NASCIMENTO.
O apóstolo Paulo diz em Efésios 2:1 – “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...” ou seja, só através de Cristo, nosso fundamento, podemos renascer.




Assim se inicia a germinação. E, para que corra bem, é essencial a contribuição de factores próprios da semente e de factores do meio ambiente.
Depois, é só ficar atento, para ver o feijão/semente a desenvolver-se.





Digamos que esta é a INFÂNCIA ESPIRITUAL, quando o homem necessita de potenciar factores pessoais (vontade, transformação e amadurecimento) como vemos em II Coríntios 5:17 – “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” e, também, ter agentes envolventes de ajuda (tempo, relacionamento e oração prestados pela igreja) conforme conselho de Paulo em I Tessalonicenses 5:11 – “Exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros…”
 
 
Depois, já temos um feijoeiro e é bom vê-lo crescer, mas o copo torna-se pequeno e o algodão insuficiente para o suster e alimentar. É tempo de lhe oferecer condições apropriadas ao crescimento.



O normal e desejável, é que os ADULTOS EM CRISTO sintam necessidade espiritual de mudança alimentar e de desenvolvimento. Paulo, de si próprio disse em I Coríntios 13:11 – “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

Entretanto, ao que tudo indica, o feijoeiro fica bem instalado e bem alimentado. Mas…
Desta vez tirei uma nova lição. Um dos pés de feijão da neta tinha um crescimento lento e, certo dia, reparei que estava a vergar-se, sem força. Então, coloquei um pauzinho para o amparar.


No percurso da vida espiritual, há CRENTES QUE ADOECEM. Na verdade, nem todos temos o mesmo crescimento e, até mesmo os aparentemente mais fortes, podem enfraquecer na fé e questionar os princípios.
Muitas vezes isso acontece porque nos achamos auto-suficientes e descuidamos o aviso de I Coríntios 10:12 – “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”; mas também, devido à atitude dos outros crentes, como diz em Romanos 14: 10 – “Tu, porque julgas a teu irmão? E tu, porque desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.”

Porém, o importante é que haja restauração. É necessário receber cura divina e, nessa altura, é muito importante o cuidado dos irmãos. Diz em Romanos 14:1 – “Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.”

Ora, o nosso pé de feijão conseguiu vingar e, dias mais tarde, até já estava à altura dos outros!

2 comentários:

Viviana disse...

Querida Mimi

O Jorge está aquiao lado e veio espreitar as fotos dos netos... Estão grsandes e lindos!

Também lhe li alto o seu texto.
Isto para dizer que ambos apreciámos muito este seu interessante e "trabahoo" trabalho!

Muito bonito!

Dava para apresentar num Culto...

Parabéns!

Beijinhos e uma semana muito abençoada

do coração

Viviana e Jorge

Maria disse...

Obrigada. Fico lisongeada com o vosso comentário e agrado.
Ao longo da vida tenho feito esta experiência (com linguagem adaptada às idades). Desta vez consegui mais uma perspectiva.
Beijos e boa semana