"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 21 de abril de 2012

Dia da Terra

Terra = Mundo = Planeta Azul
 Amanhã celebra-se o DIA da TERRA.
Instituído a 22 de Abril de 1970 pelo activista ambiental e senador americano Gaylord Nelson, teve em vista a luta contra a poluição e a criação de uma agenda ambiental.
A internacionalização da data deu-se em 1990.

Claro que o despertar das consciências para os problemas da Terra serve a todos os povos; claro que é obrigação de todos os seres racionais e usufruidores, proteger o Planeta. Mas, deverá a consciencialização dos crentes ser mais responsável que a dos outros homens?

As Escrituras mostram que:
1º - Foi Deus que criou o Mundo (Génesis1:1)
2º - Não há elementos acidentais, nem dispensáveis, no Planeta (Génesis 1:11,14,20,24,26)
3º - Deus estabeleceu uma relação entre o ser humano e a criação (Génesis 1:28-30)
4º - Deus observou tudo o que fez e viu que era muito bom (Génesis 1:31), ou seja, deu uma dimensão ética e estética à Sua obra.
Então, a preocupação pelo meio ambiente tendo em vista o bem-estar e sobrevivência do Planeta, tem nos crentes um sentido superior, baseado na fé, mas de louvor e glória ao Criador.

Lembrando que o ser humano faz parte da criação, devemos enfocar a nossa atenção para o facto de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus (Génesis 1:26-27) e ser criado à imagem de Deus significa, também, ser responsável pela Terra, assegurando a manutenção e o equilíbrio da obra divina (tanto no meio físico como no moral).

As ameaças ao Planeta são assustadoras: a instabilidade política, a imoralidade, a pobreza, a existência de armas nucleares, a poluição industrial, a desertificação..., são reflexo do mau uso que o homem lhe tem dado.
Entretanto, a Bíblia oferece-nos diversas perspectivas de manutenção ecológica. Lendo as leis do Velho Testamento, encontramos a preocupação de Deus com a terra, os animais, a pobreza, a moral e muitas outras matérias, de modo a preservar o equilíbrio da natureza e da raça humana.

 Deus mandou o homem cultivar e guardar o Jardim do Éden (Génesis 2:15) e isso é assim até hoje, neste jardim que é a Terra.
Como filhos de Deus sabemos que um dia vamos usufruir de novos céus e nova terra, mas temos a responsabilidade de contribuir para uma vida melhor para todos enquanto vivermos aqui. Cuidar da Terra deve ser um compromisso de vida para que sejamos dignos de ouvir de Deus:

“Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.”
Mateus 25:21

3 comentários:

manuela pacheco disse...

Lindo. Cada sabado é uma experiencia para mim, como se nunca tivesse ouvido falar destes assuntos, mas recordar é viver e
eu fico feliz.
Um obrigado
Manuela

manuela pacheco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviana disse...

Querida Mimi

Mas que bela e oportuma a sua mensagem, amiga.
É tal qual...como diz...assino por baixo.

Fiquei muito feliz de encontrar aqui no seu cantinho a amiga Manuela Pacheco.

Um abraço Manuela

Obrigada por ter partilhado este texto connosco, Mimi.

Desejo que tudo vá bem por aí.

Um grande abraço
viviana