"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 17 de junho de 2012

Doce Provocação

Podia estar a falar duma sobremesa irrecusável; ou talvez de outra coisa qualquer, desde que não fosse fácil resistir à sua atracção.
Podia, mas não…, estou mesmo a falar da acção do Tentador. A sua astúcia é de tal forma que, sendo maléfica, ao contrário de afastar, atrai; em vez de assustar, seduz; e não, não é amarga, é doce.

A Bíblia diz pouco sobre Satanás, mas fala muito sobre a sua actividade.
Vamos tomar por base o que ele fez logo após a criação (Génesis 3), lembrando que, até hoje, ainda utiliza as mesmas armas:

1º Estádio – o Tentador tem a argumentação de um ser INGÉNUO, não afirma, pergunta, aguça a curiosidade (v. 1);
Resultado – Eva, ao repetir as palavras do Criador, teve tempo para ponderar na limitação que Deus lhes impusera (vs. 2-3).

2º Estádio – o Tentador é SAGAZ, mestre em lançar a confusão, joga a cartada da dúvida e depois pausa, para dar tempo ao interlocutor de digerir a situação (v. 4);
Resultado – podemos imaginar que Eva se sentiu incrédula porque, ou a bondade de Deus era restritiva e oferecia morte, ou escondia algum segredo.

3º Estádio – o Tentador é SUBTIL, vai ao ponto fraco do indivíduo através da sedução à obtenção de algo bom que lhe está a ser negado (v. 5);
Resultado – a insinuação acerca do fruto foi directa ao apetite (agradável aos olhos) e à vaidade (dá entendimento) de Eva e ela desobedeceu (v. 6).

Depois da queda de Adão e Eva, todos herdámos a propensão para o pecado, mas isto não quer dizer que o devemos praticar.
Da mesma forma que há características que são transmitidas congenitamente, mas só se desenvolvem por acção directa, assim é com o pecado.


Quando pensamos nos limites que Deus nos coloca e questionamos a bondade e a justiça d’Aquele que nos criou, quando o nosso apetite e vaidade nos levam a dar passos em falso, o fim é desobediência - pecado!



A doce provocação é falaciosa e traz distúrbios que, não sendo reparados pelo sangue de Cristo, levam à morte. Afinal, o doce, amarga e, a verdade do Tentador, é a destruição.
Por isso:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” – I Pedro 5: 8

1 comentário:

Viviana disse...

Querida Mimi

Apreciámos muito este seu texto, eu e o Jorge.
Ainda ontem falávamos aqui sobre a realidade de satanás e o pouco ou quase nenhum realce que a isto é dado.
Dexou de se pregar sogre a realidade de satanás...

Um grande abraço
viviana