"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 23 de junho de 2012

A Pureza da Oração

Minha neta Sara aos 10 meses
Eu gosto de ouvir as crianças orar!

Infelizmente, excepção feita nos acampamentos das idades respectivas e, algumas vezes, na classe etária da Escola Bíblica Dominical, não existe o hábito de pedir aos pequenitos para orarem nos cultos.
Porém, se os ouvíssemos, tínhamos muito a aprender relativamente à pureza da oração, podíamos fomentar neles o prazer de comunicar com Deus e evitávamos um futuro ainda mais decadente neste ministério.

As crianças essencialmente agradecem. Ele é o sol, os amigos, o pai, a mãe (e vão abrindo o rol da família), a comida, a natureza, os brinquedos, o cão (coisa praticamente impensável a um adulto) e os amigos e...
Embora menos, também pedem, para irem ao parque, para terem aquele brinquedo preferido, etc.

“Bem-aventurados são os puros de coração, porque verão a Deus.” – Mateus 5:8

Reparem que, quando ensinamos os meninos a orar, dizemos palavras simples e antecedemos sempre com: “Obrigado…”, mas julgo que não é para aprenderem, é porque os achamos incapazes de perceber ou conseguir mais que isso.
Por isso, quando somos nós a orar, ficamos no alto das nossas faculdades extraordinárias a rebuscar palavras despropositadas, a exibir conhecimentos bíblicos, a mandar recados e a elaborar espiritualidade, contaminando-nos com estilos e perdendo a essência.
Oração deve ser propósito e ter objectivo, verdade e pureza.

Quando os meus filhos eram pequenos, a Débora, algumas vezes disse na oração: “obrigada pelo xi-xi e pelo cocó”. Claro que eu e o meu filho (mais velho 4 anos) achávamos graça, mas logo expliquei ao Marcos que não devíamos valorizar e tínhamos que agir com naturalidade, até porque, na verdade, ela tinha problemas de obstipação.
E então, porque é que ficamos a corrigir, a interromper ou a evitar certas expressões, sem necessidade? Primeiro, Deus entende; depois, naturalmente, com a idade as crianças alteram os termos; espero que não a forma.

Meus netos - Samuel a orar
Há 2 anos, na primeira refeição de um acampamento familiar (onde estão mais adultos que crianças), o responsável pediu um voluntário para orar. O meu neto Samuel, na altura com 4 anos, levantou o dedo... (foi bom porque a partir daí outras crianças tiveram iniciativa igual).
Então, ele ficou de pé em cima do banco, olhou para nós e disse: “Vá, todos fechem os olhos” e, ainda no sussurro provocado pelo aviso inesperado, começou a agradecer a sopa e o comer, o Jesus, as histórias do Jesus e a pedir para as pessoas e os meninos se portarem bem e a bola estar boa para poder jogar e que gostava de tocar bateria… “em nome do Jesus. Amém!”

Eu gosto de ouvir as crianças orar!

“Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há-de permanecer no seu lugar santo? O que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura enganosamente.” – Salmos 24:3-4

3 comentários:

Anónimo disse...

Ah...Mimi.....adorei o texto.
Como as criancas sao puras ao orarem.
Domingo passado a Laura fechou os olhos para na igreja. Ela sempre ora. Ela me diz que quando tem medo ora a Jesus. Sei o quanto eu influencio. Espero que prossiga assim. E a Bianca e muito discreta. Mas ela sempre me pergunta se eu orei antes de dormir.
beijo
Marisa

Viviana disse...

Querida mMmi

Lindo o texto e lindos os seus netos.

Concordo consigo. É bom e necessário ensinarmos as nossas crianças a orar.

Estou agora a ensinar a Clara de 21 meses...
E antes de comer ela junta as mãozinhas e diz: "Graças"...para eu orar com ela.

Obrigada por partilhar aqui connosco estes temas tão úteis e importantes.
Um abraço
viviana

esperança disse...

Olá querida Mimi, minha amiga de sempre,
Gostei imenso do que escreveu sobre a pureza, e ternura da oração das crianças, e do que disse dos seus netinhos, uma maravilha!!!...
Babe que até eu pedi e agradeci fervorosamente ao Senhor por o grande problema de obstipação da minha Maria. Hoje está normal, mas foi terrível!!! A Mimi chegou a dar-me alguns concelhos…
Um forte abraço