E, ao fim de alguns dias, Paulo, incomodado com a persistência da jovem, libertou-a das garras de Satanás.
Acontece que os seus donos (lembremos que ela era escrava) lucravam com as suas adivinhações (certamente faziam-se pagar) e ao verem-se em prejuízo, imediatamente accionaram as autoridades da cidade e acusaram os missionários: “Estes homens, sendo judeus, estão a perturbar a nossa cidade, e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos” (v. 19 a 21).
Esta foi a primeira vez que Paulo e os companheiros foram perseguidos por gentios e não por judeus. A perseguição não se deu por questões teológicas (como com os judeus), mas por motivos pessoais e económicos, hipocritamente transformados em motivos políticos.
Assim, a acusação foi fundamentada no facto de estarem a pregar costumes ilícitos para os romanos.
Depois do tumulto popular, a sentença foi imediatamente dada e Paulo e Silas (ao que parece Timóteo e Lucas não estavam envolvidos neste episódio) foram impiedosamente açoitados, após o que, levados para a prisão, foram acorrentados como qualquer mal feitor. Porém, não negaram a fé.
Hoje o diabo também usa pessoas e religiões que, “falando em nome de Deus”, utilizam métodos espectaculares e persuasivos que ultrajam a pureza da fé e o culto racional.
Cuidado, amigos, Satanás tem muitas artimanhas!
Como é que nós estamos a cultuar e a propagar o Evangelho?
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis ao padrão deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1-2
2 comentários:
Querida Mimi
Olá, minha boa amiga!
Considero muito oportuna esta sua chamada de atenção.
É mesmo preciso que os crentes estejam alerta e não se deixem impressionar ou distrair com o que por aí vai...
Desejo-lhe um lindo dia
Bençãos! muitas bençãos!
Para a Mimi e para os seus queridos
Viviana
Mimi como é triste saber que no meio do povo de Deus há práticas satânicas.
Sei que Deus ver tudo e se entristece.
E a cada novos tempos a situação piora, a igreja perde as forças.
Peço a Deus sua intervenção e oremos por isso.
beijos
Marisa
Enviar um comentário