"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Culto Racional

Lucas 16:16-24 - Paulo e a sua equipa iam para um culto ao ar livre -lugar de oração- quando uma jovem escrava, possuída de espírito adivinhador, começou a persegui-los dizendo que eles eram servos do Deus Altíssimo e que anunciavam o caminho da salvação (v. 17). O que dizia era verdade, mas ainda assim, tratava-se de um caso de possessão demoníaca.
E, ao fim de alguns dias, Paulo, incomodado com a persistência da jovem, libertou-a das garras de Satanás.

Acontece que os seus donos (lembremos que ela era escrava) lucravam com as suas adivinhações (certamente faziam-se pagar) e ao verem-se em prejuízo, imediatamente accionaram as autoridades da cidade e acusaram os missionários: “Estes homens, sendo judeus, estão a perturbar a nossa cidade, e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos” (v. 19 a 21).
Esta foi a primeira vez que Paulo e os companheiros foram perseguidos por gentios e não por judeus. A perseguição não se deu por questões teológicas (como com os judeus), mas por motivos pessoais e económicos, hipocritamente transformados em motivos políticos.
Assim, a acusação foi fundamentada no facto de estarem a pregar costumes ilícitos para os romanos.

Depois do tumulto popular, a sentença foi imediatamente dada e Paulo e Silas (ao que parece Timóteo e Lucas não estavam envolvidos neste episódio) foram impiedosamente açoitados, após o que, levados para a prisão, foram acorrentados como qualquer mal feitor. Porém, não negaram a fé.

Hoje o diabo também usa pessoas e religiões que, “falando em nome de Deus”, utilizam métodos espectaculares e persuasivos que ultrajam a pureza da fé e o culto racional.
Cuidado, amigos, Satanás tem muitas artimanhas!
Como é que nós estamos a cultuar e a propagar o Evangelho?
 
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis ao padrão deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1-2

2 comentários:

Viviana disse...

Querida Mimi

Olá, minha boa amiga!

Considero muito oportuna esta sua chamada de atenção.

É mesmo preciso que os crentes estejam alerta e não se deixem impressionar ou distrair com o que por aí vai...

Desejo-lhe um lindo dia
Bençãos! muitas bençãos!
Para a Mimi e para os seus queridos

Viviana

Anónimo disse...

Mimi como é triste saber que no meio do povo de Deus há práticas satânicas.
Sei que Deus ver tudo e se entristece.
E a cada novos tempos a situação piora, a igreja perde as forças.
Peço a Deus sua intervenção e oremos por isso.
beijos
Marisa