"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 - E Agora?

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Josué 1: 9

Este é um dos meus versículos favoritos.
Hoje estou a lembrá-lo porque há um grande desânimo na nossa sociedade, há também muitos conflitos pessoais, e, por vezes, isso amedronta-nos e tolhe-nos a vontade de reagir.
Além disso, estamos a despedir-nos de um ano e prestes a receber outro… tempo de balanço, reflexão e projecção.


Então, aproveitemos o ensejo para renovar a nossa esperança no Altíssimo e nos lembrarmos que muitas vezes perdemos grandes bênçãos por falta de confiança.
O que Deus disse a Josué serve também para nós. Por isso, quando tivermos medo ou dúvidas, é imperativo ouvirmos a voz de Deus e, se Ele disser “Vai!”, ou “Faz!”, temos de confiar e, com determinação, usar de: Energia (esforça-te), Vontade (tem bom animo), Ousadia (não temas) e Naturalidade (não te espantes).
Ele estará sempre ao nosso lado!



Agarra essa bênção, são os meus votos para 2012.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Dia de Natal

É tempo de celebração pelo nascimento do Messias.
Que os nossos festejos possam representar louvor e culto ao Deus da nossa salvação.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos
a sua glória, como a glória do unigénito do Pai,
cheio de graça e de verdade.” – João 1: 14

A propósito do tema, deixo aqui uma excelente curta-metragem de animação.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Eu Gosto do Natal!

Desde a história verídica, aos preparativos para a celebração, passando por tudo quanto inventamos para tornar esta quadra mais família e sedutora, eu gosto do Natal!

A figura do Pai Natal é uma das mais carinhosas recordações da minha infância.
Naquela altura ainda não havia essa falta de gosto dos bonecos insufláveis enforcados nas varandas e esquecidos durante um mês ou mais. Também não tropeçávamos nele(s) em tudo quanto era estabelecimento. E, acima de tudo, não se apresentava desmazelado, nem antipático.
Não, o Pai Natal era um velho bonacheirão, risonho, sempre de bem com a vida…, era mágico!
Esta era a única época do ano em que eu e as minhas irmãs recebíamos prendas e guloseimas. Os pais e a Escola Dominical, sempre tinham um mimo e, algumas vezes, também outras pessoas.

A época era entusiasmante. Fazíamos uma árvore, com pinheiro a sério, onde pendurávamos anjos de barro, bolas de vidro, pedaços de algodão e velas.
Depois, na noite de consoada, antes de irmos para a cama, deixávamos um sapato junto à chaminé por onde o amoroso velho iria passar; e, no dia de Natal, logo pela manhã, era uma alegria indescritível o acto da descoberta daquilo que ele nos tinha trazido.
Nesse dia a mesa tinha mais iguarias, vestíamos roupa e sapatos novos e íamos à casa de oração fazer a festa da Escola Dominical - cantar, dizer poesias, fazer alguma peça, ouvir a história do nascimento do Salvador e receber prendas.

No Natal dos meus 9 anos, as minhas irmãs, uma com 15 e outra com 13 e meio, já não tinham as ilusões e  ingenuidade com que a idade me distinguia. Não me recordo bem com que palavras, mas a irmã do meio lá me desvendou o segredo...; afinal, o Pai Natal era o pai e a mãe e as prendas estavam escondidas algures na casa.
Depois, foi só descobrirmos os embrulhos. Eu não resisti à ansiedade, abri uma ponta do que dizia “Mimi”, sem, obviamente, ter conseguido disfarçar o delito.
Fiquei num misto de alegria (por saber que era um livro), de tristeza (por não haver Pai Natal), e de medo (por ir ser descoberta). E, sim, além de ter perdido a magia, ouvi um ralhete daqueles, quase arriscando não receber a prenda.

Não obstante, ei-lo!
Guardo-o até hoje. “O Peregrino”, um livro fantástico onde Bunyan relata a caminhada de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial, sendo confrontado com diversos desafios durante a jornada.


“Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.”
Salmos 36: 7
“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo,
regozijai-vos.” – Filipenses 4: 4

Nota: Já sou avó!
Tal como fiz com os meus filhos, tento que esta quadra tenha, para os netos, um ambiente de festa e encanto.
Por isso, ajudam a enfeitar a casa, colaboram na preparação dos doces, aprendem cânticos e representação para fazer surpresa nas reuniões da família, abrem as prendas na noite de consoada e sabem que estão a comemorar o nascimento de Jesus… enfim, é uma alegria sentir esta vida!
E, imaginem, acreditam que o Pai Natal existe.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Para este Natal...

Desejo:
que sejas livre;
que sonhes; que ames;
que sorrias; que sintas paz…
que ouses ser feliz e voltes a ser criança.

Que a tua família se junte, se abracem e cantem;
que seja tempo de louvares o Messias e creres em Deus.
Que contagies todos ao teu redor; que sejas ainda melhor.
Que tenhas força para vencer as dificuldades e recomeçar.
Que recebas presentes; lembres o passado com carinho
e sintas esperança no futuro.
Desejo, sobre tudo,
que acolhas Jesus
dentro do teu coração.


“Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.” - Lucas 2: 14

sábado, 3 de dezembro de 2011

O Advento

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16

Esta é a dimensão histórica da salvação; o verdadeiro motivo pelo qual Jesus se tornou humano e viveu entre nós.


Neste advento, quando preparamos a celebração da primeira vinda de Jesus (o nascimento), alegremo-nos com a expectativa da segunda vinda.
Que este seja, também, tempo de serviço. Todos os crentes são chamados a compartilhar o amor de Cristo e a convidar outras pessoas para o dom gratuito da salvação.
Então, Jesus há-de nascer no coração daqueles que O aceitarem!


“People Need the Lord” é um dos meus hinos favoritos. Ele fala das pessoas perdidas e vazias, porque não têm Deus nas suas vidas; fala também do dever de partilharmos a Palavra da Vida aos perdidos, mostrando que Jesus é a porta da salvação.
As pessoas precisam de Deus!

Aqui fica o hino, na bonita voz de Steve Green (cantor evangélico).



A Associação Evangelística Billy Graham traz a Portugal um projecto televisivo de evangelização, já com muito bons resultados noutros países.
Esta é uma oportunidade fantástica para levarmos amigos, vizinhos, colegas e familiares descrentes a ouvir a Palavra de Deus.
Vamos contribuir com oração, assistência espiritual e testemunho, para que esta campanha possa dar frutos.

RTP2 - dias 6, 7 e 9 de Dezembro, das 18.30h e às 19h