"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 4 de setembro de 2011

Cantai ao Senhor

Actualmente, a um determinado período do culto dedicado ao canto, chama-se “tempo de louvor” e às pessoas que assumem a direcção dos cânticos “grupo de louvor”.
Para mim está bem assim, desde que se entenda que faz parte do todo; porque, louvor deve ser uma atitude presente durante todo o acto de culto e não exclusiva ao canto.

Então, genericamente:

Quem deve cantar? – Crentes
“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz… Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” - Efésios 5: 8, 19

Onde e Quando? – Perante Deus e em todo o tempo, circunstância e lugar
“Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante d’Ele com canto.” - Salmo 100: 2
“Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra, vós, os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele, vós ilhas, e os vossos habitantes.” - Isaías 42:10

Como? – Com inteligência e reverência
“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” - Coríntios 14: 15

Quando ainda não havia esta moda, que não descarto, os hinos eram dirigidos pelos pastores. Parecia-me bem!
Quem cantava a solo ou em grupo tinha o cuidado de se preparar com tempo, de modo a dar o melhor para Deus e vivificar a igreja. Excelentes momentos!
Já nos tempos bíblicos, os levitas pertenciam a uma tribo separada e capacitada com a missão de servir na Casa do Senhor, ou seja, tudo o que faziam, incluindo a música e o canto, tinha de ser agradável a Deus. Todo o culto era louvor!

“E disse David aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
E Quenanias, chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido.”
I Crónicas 15: 16,22


Logo, o dito “Grupo de Louvor”, que se pretende dirija a congregação nos cânticos, deve observar cuidados especiais e não assumir um papel de vedetismo. Porque, alguns, ou não estão capacitados, ou perdem a visão do objectivo e, com ou sem dom, em detrimento da humildade, valorizam o protagonismo e o espectáculo.

* O ministério da música deve ser efectuado para Deus por isso, os executantes devem ter dom, treinar e ser adoradores.
* A escolha dos cânticos merece toda a atenção. O responsável deve planear os cânticos de acordo com o tema da reunião ou da mensagem; conhecer bem os hinos; não repetir os cânticos amiúde; ensaiar devidamente com os instrumentistas, os cantores e os orientadores do som e da projecção (se existir); ter cuidado para não usar letras sem fundamento teológico, nem repetitivas.
* O dirigente deve ser uma pessoa segundo o coração de Deus, mantendo características agradáveis, como: ser simpático; estar apresentável; não sobressair, nem se abstrair, da assistência (dirigir, não é cantar a solo); não exibir uma espiritualidade estudada; não retirar tempo à mensagem; não falar desnecessariamente (os hinos falam por si).

Que todos possamos usufruir de belos momentos de louvor cantando ao Senhor!

Sem comentários: