"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 22 de outubro de 2011

Misericórdia e Compaixão


Há sentimentos tremendos que, simplesmente ditos pelas palavras que os caracterizam, entram na linguagem não pensada, são confundidos e perdem a essência. Digo isto porque, tenho para mim, que não devemos nem generalizar, nem mecanizar os sentimentos e as atitudes que lhes estão ligadas.


Vejamos se eu consigo explicar o meu pensamento acerca destas duas extraordinárias manifestações  – Misericórdia e Compaixão.

Para já, vamos desmontar as palavras, para melhor desvendar o seu significado:

1. Misericórdia = Miséri (miserável) + Córdia (coração).
    1.1 - Piedade; sentir a miséria (infelicidade e erro) de outrem.
    1.2 - Perdão concedido unicamente por bondade; Graça.

2. Compaixão = Com (junto) + Passio (sofrimento).
    2.1 - Perceber a desdita do outro; Pesar causado pelo mal alheio.
    2.2 - Benevolência.

Parece-vos ser a mesma coisa? Pois a mim não!
Claro que há um entendimento entre estes dois sentimentos, tal como parece haver entre as suas designações, mas não o suficiente para serem sinónimos.

1. Misericórdia – significa literalmente estar em completa sintonia com o estado de alguém. Etimologicamente, é ter o coração na miséria de alguém, é um conhecimento absoluto.
Ora, para mim, só Deus consegue este estado porque:
    a) Ninguém conhece o homem melhor que Deus (Salmo 139:1-16);
    b) Deus não é elitista (João 3:16);
    c) Misericórdia e Graça são aliadas e inseparáveis (Efésios 2:1,8-9).

“Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade, e Te esqueces da transgressão do restante da Tua herança?
O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.” – Miquéias 7:18

2. Compaixão – É a capacidade de não ficar indiferente à situação do outro. É um sentimento altruísta que requer atitude, mas que tem retorno em termos de beleza espiritual.
Então, julgo que esta é a parte destinada aos homens:
    a) Amar o próximo (I João 4:20);
    b) Interceder pelos outros (Tiago 5:16);
    c) Corrigir e auxiliar os aflitos (Gálatas 6:1-2).

“Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.” – Isaías 58.10

Têm algo de semelhante não é?
Eu acho que isso só acontece porque a Compaixão tem o dedo oculto de Deus a trabalhar na vida dos seus servos e só é conseguida na sua máxima expressão, quando nós espelhamos o amor de Deus.

Sem comentários: