"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 5 de janeiro de 2013

Aleluia

Que maravilhosa expressão para começarmos o novo ano.

“ Aleluia! Louva ó minha alma ao Senhor.
Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.” – Salmos 146:1-2

Muitas das pessoas que utilizam esta palavra, não sabem o seu verdadeiro significado. Usam-na como demonstração de alegria, sobre tudo se ocorre um acontecimento muito esperado.
Até entre os crentes, muitas vezes, a palavra é utilizada de forma indevida porque, estando presente a ideia de louvor, são cometidos erros tais como “Aleluia Senhor” ou “Aleluias”, no primeiro exemplo observamos um pleonasmo e no segundo um plural que não pode existir porque há um só Deus.

Aleluia é uma palavra composta, de origem hebraica, que significa “Louvado seja o Senhor” ou “Louvor a Deus”.

Halleluya = Hallelu (louvor) + Yah (abreviação de Jeová)

Ela aparece 22 vezes no Antigo Testamento (no princípio ou no fim de alguns Salmos) e 4 vezes no Novo Testamento (em Apocalipse).

“Aleluia! Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom; porque a Sua misericórdia dura para sempre.” – Salmos 106:1

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mimi, muito interessante sua explicação sobre Alelui. Voce tem razão, já ouvi várias vezes "Aleluia*
em situação que não convinha.
continue
beijos
Marisa

Maria disse...

Querida Marisa,
obrigada pelas tuas visitas ao blog, pela simpatia com que o lês e pelas experiências/confirmação que sempre fazes.

Por favor ora para que Deus permita que eu possa continuar a servi-Lo desta forma.

Beijos.