"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 31 de agosto de 2013

A Destruição da Natureza

Muito se tem dito acerca da calamidade que tem assolado Portugal - os incêndios.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), na primeira quinzena de Agosto foram registados 2.419 incêndios florestais no nosso país.
Dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) dizem que, os incêndios florestais deste ano, já consumiram 18.415 hectares de terreno.
A comunicação social dá-nos conta de que já morreram 5 bombeiros, há um incontável número de feridos (queimados e intoxicados), vários veículos de combate destruídos pelas chamas e inúmeros animais mortos.
No mapa abaixo  estão contemplados os pontos de incêndio da semana que hoje termina. Vejam o nosso país.

Fonte NASA
Há causas naturais para as quais não temos resposta, mas é sabido que a esmagadora maioria desta catástrofe se deve à incúria humana e a crime.
E, perante este cenário dantesco, lembremos o que diz a Palavra de Deus:

Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar.”Gênesis 2:15

Oh responsabilidade! Quando Deus disse a Adão e a Eva para cultivarem e guardarem o jardim estava a alertar aos homens de todos os tempos como era importante cuidar e preservar tudo o que Ele criou porque a terra não é mais que um enorme jardim, onde vivem as mais diversas espécies de animais e vegetais.
Assim, o povo cristão tem responsabilidade  maior na preservação do meio ambiente. Não basta admirarmos e enaltecermos a Criação, temos de agir.

Além da conscencialização nas nossas comunidades, devemos ser militantes na defesa à Natureza através do exemplo tanto à nossa porta, como em campanhas de limpeza de matas e praias.
Não é difícil sensibilizar os jovens e adultos ainda capazes para uma divertida tarde a cuidar do meio ambiente onde, juntando o útil ao agradável, podem louvar a Deus com cânticos espirituais e momentos de oração.
 

Não queremos continuar a ver imagens tristes de destruição e morte. O mundo vive uma enorme degradação do meio ambiente: incêndios, lixo, poluição, e nós precisamos de alimentos e ar bons. Não podemos fazer tudo sozinhos, mas podemos fazer o que está ao nosso alcance. 
Deus criou o mundo para o homem e o cristão deve ser ordenador e zelador dos bens do Criador.
 
Se cuidarmos daquilo que o Senhor nos dá, podemos ouvi-Lo dizer:
 
”Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.”
Mateus 25:21
 
Obrigada bravos bombeiros!

domingo, 25 de agosto de 2013

As Lições de Zaqueu

Todas as crianças que frequentam a Escola Bíblica Dominical sabem a história de Zaqueu, o homem baixinho que queria ver Jesus, mas que, no meio dos outros, não conseguia ver nada.
E as crianças deliram com a fantástica solução que Zaqueu arranjou para o seu problema; subir a uma figueira brava que havia naquele caminho. Isto parece ridículo porque ele não só era adulto, como rico e com profissão de destaque na sociedade (chefe dos cobradores de impostos e, por isso mesmo, mal visto pelo povo).
 
Figueira existente em Jericó
onde, segundo a tradição,
Zaqueu subiu
 
As figueiras bravas, conhecidas por darem frutos de má qualidade, têm troncos muito fortes e, de repente, lá estava ele pendurado num tronco, a afastar os galhos para que nada o impedisse de ver o Mestre.
Porém, aconteceu algo muito maior. Jesus ao passar, olhou para cima, chamou-o pelo seu nome e pediu que o hospedasse.
 
 
 
Lembremos que Zaqueu era considerado ladrão e traidor portanto, o povo, assistindo a tal coisa, começou a murmurar, desacreditando a integridade de Jesus pois entrara na casa de um homem pecador.
Mas Jesus não quis saber dos mexericos, tão pouco queria saber do dinheiro de Zaqueu. O importante era conferir o coração do homem e oferecer-lhe a salvação.
 
E, em boa verdade, Zaqueu não era corrupto e cumpria a lei, contudo, faltava-lhe receber a Jesus e ser salvo.
 
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” – Lucas 19:10
 
Que lições nos são transmitidas através do episódio de Zaqueu?
 
1 – Deus quer homens decididos.
O segredo dos vencedores é não desistir dos seus objectivos. Mesmo perante situações aparentemente difíceis devemos superar as dificuldades quer sejam físicas, sociais ou psicológicas e ir ao encontro das soluções.
 
2 – Deus conhece o nosso coração.
Mesmo que os outros obstaculizem ou distorçam as nossas intenções, o mais importante é renegar as frustrações e usar o poder da fé. O pecador sincero entrega-se tal como está, mas com vontade de ser transformado.
 
3 – A salvação é para todos.
Podemos fazer tudo muito certinho; ser generosos, dar grande parte dos nossos bens, ir à igreja, cumprir com a lei estabelecida, respeitar os parceiros, tudo, tudo… mas ainda assim, precisamos de Cristo e ser salvos.

sábado, 17 de agosto de 2013

Mais Perto Quero Estar...

"O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade." - Salmo 9: 9



Hoje, sem mais palavras, deixo-vos este maravilhoso hino. Seja qual for a circunstância, façamos dele a nossa oração.

Shalom!

sábado, 10 de agosto de 2013

Deus é Maior que o Problema!

Todos nós passamos por momentos de angústia, problemas, dor, separação e outras situações desagradáveis que perturbam o nosso bem estar.
Mais de uma vez tenho falado disso na primeira pessoa e das respostas que Deus me vai dando, como vou vendo soluções e como a tranquilidade e a vitória chegam.
 
O meu socorro vem do Senhor!
 
Sim, é humano sentir tristeza e ansiedade… nós não sabemos qual e quando a conclusão dos momentos difíceis e sofremos com isso.
Mas, ainda assim, o nosso Deus diz:
 
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” – Isaías 41:10
 
O Senhor não nos deixa, nem nos desampara. Aquele que é o dono das nossas vidas, que nos deu ao mundo e dele nos há-de levar, realmente, está no controlo.
 
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” – Salmo 46:1
 
Até a morte não tem qualquer poder sobre aqueles que estão em Cristo. Ele veio ao mundo para nos salvar e resgatar da morte.
 
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”João 11:25
 
Por vezes ocorrem à nossa mente questões como: “Onde estava Deus quando…?” ou “Porquê comigo?”
É claro que há dores indescritíveis; é legítima a contradição entre a fé e a nossa revolta; é previsível e consolador o choro e o lamento; e é natural pedirmos a Deus o que queremos e não o que Ele quer.
Nós somos limitados…
O mal, está em deixarmos prevalecer essas questões, não tentarmos soluções e, acima de tudo, não discernirmos que o Espírito Santo nos pode libertar e tornar habilitados para o resultado.
O próprio Jesus Cristo deixou explícito: 
 
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo!” – João 16:33b
 
  Deus, é maior que o problema…
 
Shalom!

sábado, 3 de agosto de 2013

Hoje


 
 
 
Esta é uma data especial, direi mesmo que... muito especial!
Afinal de contas, este foi o dia que Deus escolheu para eu nascer.
 
 
 

Agradeço ao Senhor por cada ano que me concedeu; pela bênção de conhecer gente bonita e, também, por conhecer pessoas más que me obrigam a exercitar a paciência; por me deixar ter sonhos; por me dar força para suportar as derrotas; por ter memória; por continuar a amar alguns que já partiram; por às vezes desanimar e depois recomeçar; por saber o que é ser mãe; por ter dois príncipes a chamarem-me “avó”; por contemplar e louvar a criação; e, muito mais, por Deus me ter permitido conhecer Cristo e Ele me dar a salvação.
Na verdade, o anjo do Senhor tem-se acampado ao meu redor!
 
Agora, vejam só o presentão que Deus me deu no dia em que fiz 24 anos…, um filho, o meu primeiro. Isto não é bênção dobrada?
Hoje ele está a fazer 40 anos e continuamos a ter 24 de diferença, mas um pouco mais velhos...
 
Não sei até quando vou estar por cá, mas quero fazer esta caminhada com fé e na dependência do meu Senhor, dizendo: