"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 13 de outubro de 2013

Peniel

Esta é uma palavra hebraica que quer dizer “A face de Deus”
 
Geograficamente, Peniel é um vale que fica perto de Sucote, a leste do rio Jordão.
Espiritualmente, Peniel é um lugar de contenda, onde vemos Deus face a face.
 
Em Génesis 32: 22-32, podemos encontrar o relato de como Jacó, no local geográfico, se encontrou e lutou com Deus, tendo saído espiritualmente abençoado.
Jacó era esperto e estava habituado a ganhar, mas quando, sozinho (ele fez passar adiante todos e tudo o que lhe pertencia), se encontrou cara a cara com Deus, com Ele lutou e Lhe resistiu, foi tocado fisicamente e dali saiu a coxear, com uma dor insuportável, mas inteiro, transformado e salvo.
Foi lá que Jacó - o usurpador - passou a ser chamado de Israel - o que reina com Deus -.
 
Peniel é lugar de solidão, onde temos de ficar a sós connosco e com Deus. Onde não há influências, representantes, bens, nada.
Peniel é campo de batalha pois é lá que Deus fere o nosso orgulho e muda o nosso comportamento para que sendo vencidos, saiamos vencedores; feridos, mas abençoados. 
Peniel é espaço de encontro, onde vemos Deus face a face e somos restaurados e cheios pela Sua graça.
 
“Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” – Gênesis 32.30
 
É quando estamos cheios do nosso ego, quando transbordamos de orgulho e ostentamos a nossa superioridade que precisamos de ser tocados “na coxa” e envergonhados para que, reduzidos à impotência pessoal, nos fortaleçamos na graça de Deus.
 
 
 
 
 
 
Eu amo Peniel!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ah Mimi, já fui tocada, já me reduzi e vi que precisava estar nas mãos de Deus. Quando tudo se passou meu relacionamento com Deus foi mais genuíno.
beijos
Marisa

Viviana disse...

querida Mimi

Que texto mais tocante e inspirador!

Ao lê-lo devagarinho...como é preciso ler...as lágrimas toldaram os meus olhos.

A forma como o noso Deus age e a forma como nos ama e se preocupa connosco, e nos quer "o mais parecidos com Ele, possível"... deixa-nos "peqeninos" e de coração quebrantado.

Todo o Louvor e adoração, ao Deus Eterno!

Obrigada, por a partilha

Um abraço
VivianA