"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tempo de Qualidade

Este ano, no Acampamento Familiar (União Bíblica), tivemos um estudo, magistralmente apresentado pelo Pr. Rubens Luz (professor no Seminário Teológico Baptista), cujo tema tinha por base o livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman.

Apesar deste livro ter sido pensado e escrito para casais, tem aplicação a qualquer pessoa num contexto relacional.

No último dia, fomos submetidos a um teste que apresentava 10 situações com 5 opções de resposta cada. Claro que a dúvida se instalava em algumas das questões, mas a escolha tinha que recair numa única opção, de forma a detectarmos a nossa primeira linguagem de expressão. Isto é interessante porque nos permite conhecer a linguagem do outro e facilita a compreensão e aproximação entre as pessoas.

As cinco linguagens são:
                                      - Palavras de Afirmação
                                      - Tempo de Qualidade
                                      - Receber Presentes
                                      - Formas de Servir
                                      - Toque Físico

Ora, se me perguntassem qual a minha prioridade, eu teria respondido de imediato, mas o que me fez rir foi a surpresa do resultado do teste ser fiel ao que eu sinto.
Não me recordo se ao longo da minha vida passei por outras linguagens, mas sei que o meu desejo é, sempre, ter TEMPO DE QUALIDADE (70% no resultado do teste).

Com todo o respeito por outras preferências, realmente eu tenho um prazer imenso sempre que a aplicação do meu tempo inclui poder desfrutar da presença de alguém com quem partilho vida e amor. É assim com Deus, com a família, com os amigos e com os crentes. Conversar, trocar ideias, rir e chorar, entender e aprender, passear, comer, contemplar a criação e louvar o Criador, não ter pressa, oh coisa boa!

A verdade é que todos os dias Deus nos dá 24 horas de tempo para utilizarmos da forma que melhor entendermos. Assim, para gerir bem o dia tem que haver algum planeamento, mas o essencial é não esquecermos que o tempo não espera por nós e que quando passa é para sempre.


Portanto, podemos dizer que nos convém proporcionar e receber TEMPO DE QUALIDADE.

Jesus tinha tempo de qualidade com os discípulos, os amigos e até com outras pessoas no exercício do seu ministério.

Estão a pensar no mesmo que eu? Sim, entre outras ocasiões que podia aqui destacar, a visita que Jesus fez a Marta e Maria, é sublime.
As irmãs, simplesmente, tinham personalidades diferentes e isso reflectiu-se na forma oposta como receberam Jesus: Marta era uma dona de casa eficiente e de grande hospitalidade, por isso se afadigava de um lado para o outro; Maria tinha uma grande sensibilidade, queria aprender e alegrar-se com o visitante, por isso estava sentada junto ao Mestre. Questionado por Marta acerca da postura da irmã,

“Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, porque andas inquieta... Maria escolheu a boa parte…” - Lucas 10:41-42

TEMPO DE QUALIDADE

 Já sabem, qual a minha linguagem!

1 comentário:

Rubens e Magali Luz disse...

Querida Mimi,

obrigado pelas fotos e pelo presente de enviar o endereço do seu blog, fui muito edificado pela leitura das reflexões que você partilhou.

Já pensou em escrever um livro de crônicas? Certamente estarei entre os leitores.

Fique na paz de Jesus
Pr. Rubens