"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 20 de agosto de 2011

Vamos Pescar?

Pela narração de Lucas 5: 1-11 podemos perceber que, depois de uma noite de faina sem êxito, os pescadores estavam desanimados.

Ver nota final

Entretanto, na praia, uma multidão entusiasmada com o discurso inovador que Jesus tinha acerca de Deus tinha-O seguido e competia por um lugar em que pudessem ouvi-Lo melhor. Foi então que Jesus viu os barcos no areal e os pescadores à beira-mar a lavar as redes.

Logo, entrando no barco de Pedro, pediu-lhe que o afastasse da praia e, ali sentado, todos puderam ouvir claramente a sua voz e usufruir dos seus ensinos.

Quando acabou de falar e sabendo que naquela noite os homens não tinham conseguido os seus objectivos de pesca, mandou Pedro fazer-se ao largo e lançar as redes. A ordem era despropositada, ninguém pescava àquela hora, mas Pedro acabou por obedecer.
Repentinamente, vindo de todos os lados, apareceu uma enorme quantidade de peixes ansiosos por ser apanhados. As redes não aguentando o peso, começaram a romper, mas os peixes não paravam de chegar. Pedro e André resolveram chamar os sócios, Tiago e João, para que fossem ajudá-los. E os dois barcos ficaram cheios, quase se afundando com o peso.

Todos ficaram maravilhados! 
Pedro, porém, reconhecendo a sua pequenez perante o poder de Jesus, ajoelhou-se e declarou-se indigno de, sequer, estar na presença do Mestre.
Mas a meta de Jesus era muito mais do que fazer aquele milagre e, imediatamente, os compeliu ao compromisso de passarem a “pescar” homens.
E, chegados à praia, deixaram barcos, peixe, pertences e seguiram o Mestre.
Mar da Galiléia
Um pescador conhece as luas, as marés, os ventos; conhece os peixes e os ritmos de deslocação; sabe que nem todas as horas são boas para pescar; sabe como e para onde deve lançar as redes. Nós também conhecemos as nossas possibilidades e sabemos como devemos agir, como evangelizar, como servir ao Senhor. Esse é o grande problema porque, na maioria das vezes, decidimos avançar sozinhos, sem consultar o Mestre.

Sim, eu sei que quando deixamos Jesus se intrometer na nossa vida, é bem possível recebermos uma ordem esquisita ou uma informação meio sem sentido.
É que às vezes Ele quer arrancar-nos dos nossos conhecimentos e das nossas rotinas. Porém, antes de obedecer, argumentamos com as nossas razões e paixões, quando só precisamos de confiar: “Sob a Tua palavra, eu faço!”

Hoje em dia há um incontável número de pessoas à procura de religiões e correntes filosóficas, para dar resposta aos seus anseios. Pessoas que precisam de ouvir a verdade. É para isso que Jesus quer usar-nos.
Ele não apela às nossas emoções, nem à nossa imaginação; Ele dá-nos directrizes e apela à nossa obediência e acção. Por isso, deixemos tudo…

“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” – Mateus 4: 19

Vamos pescar?!


Nota: Barco usado no mar da Galiléia no tempo de Jesus.
Foi encontrado na costa do mar da Galiléia em 1986, após a grande seca, quando o nível da água desceu muito. Depois de analisado por peritos e feitos testes de carbono-14, foi confirmado que a construção do barco está calculada entre 100 a.C. e 70

Sem comentários: