"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 24 de setembro de 2011

Comunidade Linguística

Muito se tem falado do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Para mim, há coisas com que concordo e outras que nem por isso, enfim, também não é coisa que me apeteça muito… provavelmente, continuarei a escrever como aprendi. Não sei!

De qualquer forma, quando pensei neste tema, não queria discutir, nem divagar, sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, mas sim sobre o Acordo da Linguagem Divina. Ou seja, aquele que é eterno e imutável, que faz parte da aliança de Deus com o seu povo, seja qual for o país onde vive ou a língua que fala.

Então, podemos ficar descansados porque as alterações feitas à ortografia do português não interferem no espírito da Palavra de Deus!

O mesmo não digo acerca das imensas versões da Bíblia Sagrada que, em alguns casos, até retiram sentido, desvirtuam e alteram o texto bíblico.
Dos 7238 idiomas que existem, pouco mais de 390 têm a Bíblia traduzida na íntegra e mais de 4200 não possuem sequer um versículo da Palavra de Deus. Não obstante, só entre os evangélicos há, além das tradicionais (corrigida e actualizada), as mais diversas versões (linguagem de hoje, português corrente, revista, contemporânea, etc.), o que, inclusivamente, propicia o desvio ao conteúdo, já que se tornou “moderno” analisar as diferentes versões e discutir o vocábulo que “soa” melhor em vez de se estudar o texto e a sua aplicação.

Pergaminhos do Mar Morto, com cerca de 2000 anos
Então, só a título de exemplo, vamos observar alguns itens do

Acordo da Linguagem Divina

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

II Timóteo 3:16 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus, e útil para o ensino, para repreensão, para correcção, para a educação na justiça.”

Provérbios 30:5-6 – “Toda a Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que n’Ele confiam. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.”

Mateus 5:18 – “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um iota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo se cumpra.”

Mateus 5:37 – “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; Não, não. O que disto passar, vem do maligno.”

Salmo 119:160 – “As Tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos Teus justos juízos dura para sempre.”

Salmo 34:13 – “Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente.”

Tito 2:7-8 – “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras; no ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.”

Mateus 6:7 – “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.”

Isaías 40:7-8 – “Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”
 
Manuscrito Bíblico, com mais de 1.600 anos
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” – Provérbios 3:5

1 comentário:

Viviana disse...

Querida Mimi

Quanto ao acordo ortográfico da lingua portuguesa, discordo em absoluto.
A nossa língua é a nossa língua e a nossa língua deverá continuar a ser..
Este é o meu ponto de vista , claro! Cada um terá o seu.
Eu continuo e continuarei sempre...a escrever e a falar como aprendi em criança.

Quanto ao tema que aqui partilha connosco, não poderia estar mais de acordo consigo.
A Bíblia de Ferreira de Almeida foi na que aprendi a Palavra desde criança, e memorizei centenas de versículos.
É esta a Bíblia ainda hoje, por onde "aprendo e medito na Palavra".
Tenho outras versões mas...não me dá "jeito nenhum"orientar-me por elas.

Tenho um imenso respeito e amor...pela Bíblia. É um bem precioso que possuo.

Procuro sempre...pautar por ela a minha vida e não me tenho dado mal...pelo contrário...tenho sido grandemente abençoada.
Desculpe a extensão da escrita.
Um beijo
viviana