"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 2 de dezembro de 2012

Planos - os Meus e os Dele


Vamos voltar a Actos 16, agora para analisarmos os versículos 6 a 10.

Paulo e os seus companheiros viajavam por várias localidades a divulgar o Evangelho, mas, por duas vezes, o Espírito Santo impediu-os de ir a algumas regiões que ele tinha planeado. Claramente, Deus tinha outras intenções.

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.” – Actos 16:6-7

Provavelmente o apóstolo nunca tinha pensado ir à Macedónia, mas este era o plano divino e, como Paulo apesar dos impedimentos ainda não tinha percebido isso, Deus deu-lhe uma visão em que revelava a Sua vontade.

“E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedónia, e ajuda-nos.” – Actos 16:9

Tendo compreendido que o Senhor os impelia para pregarem o Evangelho naquele lugar, logo Paulo e os seus companheiros (Silas, Timóteo e Lucas), sem questionarem, viajaram até Filipos, a principal cidade da Macedónia.
Ali foi implantada a primeira igreja da Europa. Deus sabia (sabe) muito bem o que quer e porquê.

Todos nós fazemos planos para a nossa vida, incluindo no que diz respeito às coisas espirituais. As perguntas que se impõem são:
Na obra de Deus, apresentamo-nos como voluntários ou como voluntariosos?
Quando Deus nos revela a Sua vontade para qualquer área da nossa vida temos sido obedientes?

Lembremos que os planos de Paulo eram correctos (divulgação do Evangelho), mas não era o sítio certo.
Se estamos ao serviço do Senhor, precisamos de estar disponíveis para seguir os planos de Deus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mimi.................Já vivenciei estes versículos de Atos. Deus é maravilhoso em toda sua obra. Quando fazemos escolha e não sabemos se é bom prá nós Ele interfere nelas.
E, louvado seja Deus por isso.
Assim não nos frustramos. E, Ele, tem sempre o melhor prá nós.
beijos
Marisa