"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 24 de março de 2013

A Última Ceia

Desde sempre tem havido alguma confusão na representação da última ceia. O registo que as obras de arte apresentam nada tem a ver com a realidade (mesa rectangular de pés altos, onde Jesus é apresentado ao meio dos discípulos e todos num único lado da mesa).
Também ao longo do tempo, algumas pessoas, maldosamente, têm especulado quanto à postura de João junto a Jesus.
Depois de ter pesquisado os costumes da época e ter visitado os Jardins Bíblicos em Israel (onde tive oportunidade de almoçar num recinto réplica dos tempos de Jesus e comida própria dessa altura), clarifiquei muito o meu conhecimento.
Então, aproveitando o período que atravessamos, vou tentar dar uma boa imagem de como terá sido a última ceia (é desejável conferirem as citações bíblicas).

“Chegou o dia dos asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide, preparar-nos a Páscoa, para que a comamos.” – Lucas 22:7-8

Preparação da ceia – Lucas 22:7-13

Pedro e João procuraram aposentos apropriados para a ceia e, naturalmente, prepararam a refeição que, por ser a Páscoa, incluía: cordeiro assado, sopa de frutos, pães asmos, ervas amargas e vinho.

Clicar para ampliar a imagem
Naquela altura as casas maiores tinham o chamado quarto de visitas, mobilado com um triclínio (três leitos largos, dispostos em volta de uma mesa baixa em U, onde se podia comer e dormir. O espaço interior da mesa ficava livre para que se pudessem ver uns aos outros e para os criados servirem os convidados).

“E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.” – Lucas 22:14

Durante a ceia – João 13: versículos indicados abaixo

– Segundo escritos antigos, a postura à mesa era de semideitados, com o braço esquerdo apoiado na cama e o direito livre para levarem o comer à boca.
– O anfitrião ou hospedeiro ocupava o lugar de frente para a porta, de forma a ver quem entrava, e ao seu lado ficavam os convidados de honra. Neste caso, por motivos distintos, podemos deduzir que foram João e Judas que ocuparam esses lugares.
– (v. 23) João (nº 2 - imagem abaixo) estaria à ponta da mesa, por ser o discípulo amado (primo de Jesus, seu amigo predilecto e o mais novo dos discípulos).
Assim sendo (nessa posição à mesa), é natural que quando questionou Jesus (nº 1), se tivesse reclinado sobre o seu peito (v. 25).
– Do outro lado, estaria Judas (nº 3), em lugar de destaque por ir desempenhar um papel importante (a entrega de Cristo).
Esta ideia é reforçada pelo facto de Jesus, quando anunciou o traidor, ter dito que lhe daria um pedaço de pão molhado (v. 26). Este era um hábito da altura, o anfitrião dava ao convidado mais importante o primeiro pedaço de pão depois de o molhar; logo, Judas tinha de estar perto de Jesus para receber o pão.
– No último lugar (na outra ponta da mesa) estaria Pedro (nº 4) pois, se fez sinal a João é porque não estava muito perto, mas sim no seu ângulo de visão (v. 24).
Além disso, quando Jesus fez o lava-pés, Pedro questionou-O (v. 6) quanto à atitude. Talvez por Ele ser o Mestre, mas também porque, estando no último lugar  (junto à porta) e não havendo criados, os costumes da época dizem que devia ser ele a fazê-lo.
– Os outros discípulos estavam distribuídos pelos lugares restantes.
 
Clicar para ampliar a imagem
Que Deus vos conceda uma santa Páscoa!

6 comentários:

manuela pacheco disse...

Olá Maria

Mais uma vez aprendi muito consigo.
Obrigado

Manuela

Maria disse...

Obrigada Manuela.

Mandei-lhe um mail, que não sei se funciona, através do comentador de blog. Se funcionar e quiser responder agradeço.

Shalom!

manuela pacheco disse...


Maria
Não recebi nada, por isso lhe mando o meu mail: manuelapacheco@netcabo.pt
Gostaria se possível que voltasse a enviar, para que possa responder.
Um abraço

Manuela






































Maria
Não
recebi nada, mas gostaria de saber o que me mandou, por isso o meu mail é ; manuelapacheco@netcabo.pt

manuela pacheco disse...

Maria
Recebi o seu mail, assim que puder respondo.
Um abraço
Manuela

manuela pacheco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Muito interessante. Na minha imaginação, via a Última Ceia da forma que nas pinturas da igreja católica demonstra.
beijo
Marisa