"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 31 de março de 2013

O Sepulcro


Saúdo-vos com imensa alegria. Cristo ressuscitou!
 
É admirável a confiança que podemos ter na Palavra de Deus. E, estudar os episódios nela relatados, para melhor perceber os acontecimentos, é muito especial.
A minha proposta para hoje é uma visita ao túmulo que abrigou o corpo de Cristo.
 
O Jardim onde, para os cristãos evangélicos, se encontra o túmulo utilizado por Cristo (nada tem a ver com o que é explorado pela igreja católica), dá-nos uma perspectiva clara da narrativa bíblica.
Na verdade, todas as investigações apontam para aquele local como sendo o Jardim de José de Arimateia, pois tudo corresponde fielmente à descrição bíblica:
 
 
1. Ali perto fica o Gólgota, onde decorreu a crucificação, e do jardim pode ver-se, perfeitamente, o monte que se assemelha a uma caveira (João 19:41);
2. No jardim encontram-se vestígios da existência de um lagar de vinho e de uma grande cisterna, prova de que o proprietário seria rico (Mateus 27:57);
3. O túmulo está escavado na rocha, não é uma caverna natural (Mateus 27:60) e, à frente da entrada, tem um canal próprio para rolar a pedra;
4. Dentro, o primeiro espaço existente era o reservado como câmara de choro (Lucas 24:1);
5. No lado de fora pode ver-se uma única sepultura. A sepultura de Jesus era vista do lado de fora, caso contrário ao olharem, sem entrar, não se apercebiam de que o corpo não estava lá (João 20:5, 11). A entrada ficava à altura do estômago (antes de se fazerem obras), sendo necessário as pessoas se baixarem para entrar ou olhar para o interior.
 
Nota: O local foi afectado por um desabamento e, redescoberto no século XIX, foram feitas algumas obras destinadas às visitas turísticas e religiosas (abertura de uma janela para iluminar o interior, alargamento da passagem entre a câmara de choro e o espaço de sepultamento, alteamento da entrada e, ainda, a inclusão de um gradeamento interior entre a câmara de choro e o espaço de sepultamento, para não permitir o contacto com a sepultura).
 
“No primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao sepulcro, levando os aromas que tinham preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro, mas ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
Aconteceu que perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. E, estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?” – Lucas 24:1-5
 
 
Aleluia!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou feliz, porque Cristo, através de sua morte me deu a Esperança de uma Vida Eterna.
Santa Páscoa Mimi.
bjs
Marisa