"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 9 de março de 2013

Sabedoria na Adversidade

Vou hoje terminar as minhas notas sobre Actos 16. Intitulei esta reflexão com essa palavra poderosa -Sabedoria-, verão porquê.

Se bem se lembram, Paulo e Silas foram presos e, enquanto cantavam hinos e oravam, houve um terramoto e a cadeia ficou aberta.
O carcereiro temeu que os presos tivessem aproveitado para se evadirem, mas eles estavam lá. E o homem, vendo o exemplo dos servos de Deus, converteu-se e, como já não havia cela, levou-os para sua casa, certamente nas instalações contíguas.

Vs. 35-40
Pela manhã, as autoridades mandaram ao carcereiro a ordem de liberdade para Paulo e Silas.
Liberdade - isto era não só o que eles desejavam, era o que mereciam, mas a resposta de Paulo foi: Não!

Ora vejamos o que ele alega: não tiveram um processo formal, foram espancados publicamente, prenderam-nos sendo eles cidadãos romanos e agora queriam mandá-los embora em segredo. Todo o procedimento era ilegal.
Paulo reivindicou os seus direitos, exigindo que fossem as próprias autoridades romanas a ir soltá-los. Dessa forma a situação não seria silenciada, não ficariam acusados de fuga e fazia-se justiça.
Quando as autoridades souberam que Paulo e Silas eram romanos, ficaram com medo... E foram até eles, e desculparam-se e rogaram que saíssem da cidade.
Os acontecimentos permitiram que estes homens, aproveitados por Deus no desconforto da situação, dessem testemunho e almas se salvassem, mas não obstou que, no momento certo, reclamassem os seus direitos.

Sábia a atitude de Paulo.
Ser crente não é sinónimo de ser parvo; ser bom cristão não é calar as injustiças; ser filho de Deus é, também, agir no momento certo e com verdade.
Se somos ridicularizados, maltratados ou difamados, no que estiver ao nosso alcance devemos reclamar justiça, não descurando o bom testemunho. Só assim, seremos livres.
Que Deus nos conceda sabedoria para saber como e quando fazê-lo,

 
“Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.” – Salmo 37:28

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida Mimi.....adorei suas palavras. Já deixei de reclamar meus direitos uma vez. Aliás pedi cancelamaneto do processo. Porque não esava confiante no advogado. Mas, també já ouvi uma conversa que os cristão não devem processar ninguem. Já achei um absurdo.
Que bela atitude de Paulo e Silas.
Que Deus conceda ricas benção a voce.
beijo
Marisa

Maria disse...

Querida Marisa, o que aqui destaco é a sabedoria. Em cada situação devemos analisar as causas e as consequências e depois agir no momento e com as "armas" certas. Pode ser que o mais acertado seja não avançar (?) Sucede que, com sabedoria e tranquilidade, podemos sempre deixar clara a nossa posição.
A verdade, sempre!

Quanto ao que ouviste sobre os cristãos não processarem ninguém, o que a Bíblia diz é:
"Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
...vai o irmão a juízo com o irmão, e isto perante incrédulos?
Na verdade é já realmente uma derrota entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?"
I Coríntios 6:1,6-7

Nesta carta Paulo está a referir-se a contendas entre irmãos na fé.
Ora, primeiro há que separar o trigo do joio, já que, no seio da igreja, também há malfeitores e se, na verdade, se trata mesmo de um filho de Deus, temos instruções como agir.

Aqui está:
"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se não te ouvir, leva ainda contigo uma ou duas pessoas, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."
Mateus 18:15-18

Deus nos elucide e dê forças para agirmos com justiça.

Beijos.