"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 12 de maio de 2013

Armados para Vencer

Não é à toa que os escolhidos para a frente de batalha devem ser jovens e saudáveis; é que, espera-se de um guerreiro que seja forte, não deixando vantagem ao inimigo.
Igualmente, é necessário que os soldados estejam atentos e firmes; pois, numa batalha, a vitória não se compadece com distracções e inseguranças.
A perspicácia é outro dos atributos requeridos. O guerreiro tem de saber quem é o inimigo e conhecer os seus pontos fracos e estratégias, de modo a lutar com armas equivalentes ou melhores que as do adversário.
 
Posto isto, se o nosso inimigo são as forças demoníacas, sabemos que a luta se trava no campo espiritual e com armas espirituais.
Assim, devemos nos preparar, vestindo o equipamento - a armadura de Deus -, cientes de ter todas as condições para a luta pois estamos do lado mais forte!
 
Armadura
(Paulo faz uma comparação com a do soldado romano da época):
 



Cinto da Verdade – O cinto era o lugar onde o guerreiro suportava as armas. A verdade de Deus é necessária para o cristão segurar as armas de defesa contra o inimigo cujos ataques se prendem com a mentira.
 




Couraça da Justiça – A couraça, composta por duas peças que cobriam o tórax e as costas, serviam para proteger o coração. O crente se não estiver protegido, assumindo o carácter de Cristo, tem todas as condições para ser corrompido pelo inimigo no seu centro vital.
 
 
 
Calçado do Evangelho da Paz – O guerreiro devia calçar sandálias fortes e confortáveis para não correr o risco de ferir os pés e ficar impossibilitado de andar. Quando o crente está firmado sobre a Palavra de Deus não corre o risco de tropeçar e cair em toda e qualquer situação.
 
 
 
 
Escudo da Fé – O escudo servia para proteger todo o corpo do soldado. Deus quer que o cristão ao lutar com o inimigo coloque a sua fé (na salvação) à frente dos problemas, anulando a acção do adversário.
 
 
 
 
 
 
 
Capacete da Salvação – O capacete era usado para proteger a cabeça (comando de todo o corpo) dos golpes de espada. O crente precisa estar com a mente protegida contra heresias e tentações do inimigo, envolvendo-a com a certeza da salvação.
 
 

 
 
Espada do Espírito – A espada servia para ferir, era um equipamento de ataque (os outros eram de defesa). O inimigo das nossas almas teme a espada que os cristãos usam – a Palavra de Deus -, porque ela carrega a autoridade do Espírito Santo, contra O qual Satanás perde toda a força. Assim, devemos manuseá-la diariamente, para garantir a sua eficácia.
  
É importante termos em conta que o cristão foi chamado por Deus para fazer parte do Seu exército, portanto, deve proteger-se com a armadura e aprender a usar a arma…
Todas as partes da armadura fazem parte do carácter de Cristo e são adquiridas pelo crente através do Espírito Santo.
 
Que Deus nos encontre bem ataviados e fiéis!
            
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça;
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. - Efésios 6: 10-17

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mimi..............
Nós temos somente que nos preparar enfrentar qualquer situação que o nosso inimigo nos coloca à cada dia. Às vezes as lutas são aquelas que começa com tanta insignificância, e, se não estivermos preparados ela devasta toda a nossa vida nos levando ao chão.
Boa a sua palavra.
Deus a abençoe.
beijo no oração
Marisa