"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 25 de agosto de 2013

As Lições de Zaqueu

Todas as crianças que frequentam a Escola Bíblica Dominical sabem a história de Zaqueu, o homem baixinho que queria ver Jesus, mas que, no meio dos outros, não conseguia ver nada.
E as crianças deliram com a fantástica solução que Zaqueu arranjou para o seu problema; subir a uma figueira brava que havia naquele caminho. Isto parece ridículo porque ele não só era adulto, como rico e com profissão de destaque na sociedade (chefe dos cobradores de impostos e, por isso mesmo, mal visto pelo povo).
 
Figueira existente em Jericó
onde, segundo a tradição,
Zaqueu subiu
 
As figueiras bravas, conhecidas por darem frutos de má qualidade, têm troncos muito fortes e, de repente, lá estava ele pendurado num tronco, a afastar os galhos para que nada o impedisse de ver o Mestre.
Porém, aconteceu algo muito maior. Jesus ao passar, olhou para cima, chamou-o pelo seu nome e pediu que o hospedasse.
 
 
 
Lembremos que Zaqueu era considerado ladrão e traidor portanto, o povo, assistindo a tal coisa, começou a murmurar, desacreditando a integridade de Jesus pois entrara na casa de um homem pecador.
Mas Jesus não quis saber dos mexericos, tão pouco queria saber do dinheiro de Zaqueu. O importante era conferir o coração do homem e oferecer-lhe a salvação.
 
E, em boa verdade, Zaqueu não era corrupto e cumpria a lei, contudo, faltava-lhe receber a Jesus e ser salvo.
 
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” – Lucas 19:10
 
Que lições nos são transmitidas através do episódio de Zaqueu?
 
1 – Deus quer homens decididos.
O segredo dos vencedores é não desistir dos seus objectivos. Mesmo perante situações aparentemente difíceis devemos superar as dificuldades quer sejam físicas, sociais ou psicológicas e ir ao encontro das soluções.
 
2 – Deus conhece o nosso coração.
Mesmo que os outros obstaculizem ou distorçam as nossas intenções, o mais importante é renegar as frustrações e usar o poder da fé. O pecador sincero entrega-se tal como está, mas com vontade de ser transformado.
 
3 – A salvação é para todos.
Podemos fazer tudo muito certinho; ser generosos, dar grande parte dos nossos bens, ir à igreja, cumprir com a lei estabelecida, respeitar os parceiros, tudo, tudo… mas ainda assim, precisamos de Cristo e ser salvos.

1 comentário:

Viviana disse...

Querida Mimi

É sempre linda e interessante a história de Zaqueu...

É bom que a recordemos de vez em quando, pois tem grandes ensinaentos para nós.

Um abraço grande e o desejo de uma semana abençoada
Viviana