"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 5 de outubro de 2013

Deus Escolheu os Loucos e Fracos

Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu em Assis (Itália), no ano de 1182 e morreu a 3 de Outubro de 1226, aos 44 anos. Ainda pequeno o pai mudou-lhe o nome para Francisco e é com esse nome que ficou conhecido.
Estou a falar de São Francisco de Assis, cujo dia se comemora a 4 de Outubro.

Trago aqui esta comemoração porque, sem dúvida, Francisco faz parte do grupo de pessoas que mais admiro e que me tem servido de exemplo.

Assis - Casa onde nasceu
e morreu São Francisco

Filho de uma família abastada dedicou os primeiros anos da juventude a uma vida mundana, até que, aos 20 anos, entrou na guerra civil entre Perúsia e Assis, tendo sido feito prisioneiro pela Perúsia.
Quando ao fim de um ano o pai conseguiu tirá-lo da prisão, Francisco estava fraco e com várias doenças que se prolongaram por cerca de dois anos.

Em 1205, já recomposto, alistou-se para a guerra da Apúlia, mas, em sonhos, recebeu um chamado de Deus para que O servisse e percebeu que, até então, somente tinha procurado a glória passageira de agradar aos homens. Assim, Francisco regressou a Assis onde, apesar do desagrado e vergonha do pai por ter desertado, iniciou um período de reflexão e entrega aos desígnios de Deus.

A partir daí, apercebeu-se do estado de degradação, pecado, poder e falta de amor em que a igreja tinha caído e, em obediência a Deus, deixou a riqueza familiar e a vida desregrada, dedicando-se à divulgação itinerante do Evangelho e protecção dos desvalidos. Foi a partir desta sua decisão que fundou uma Ordem de frades mendicantes.

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.” - I Coríntios 1:27
 
Para mim, Francisco de Assis, faz parte da lista de pré-reformadores (entenda-se anteriores ao Movimento da Reforma de Lutero). Creio que foi chamado para denunciar os desvios da igreja e a reformar.
 
Roma - Junto à estátua de São Francisco
Em 1226, depois de vários anos a servir a Deus seguindo o exemplo dos apóstolos, Francisco, debilitado e muito doente, pediu que o levassem para Assis, onde morreu assistido pelos seus companheiros de jornada.
Conta-se que, na manhã do dia da sua morte, pediu para lhe lerem o relato da Paixão de Cristo, tendo ficado calmo e adormecido. Às cinco da tarde, com voz quase imperceptível recitou o Salmo 142 e, quando terminou, deu o último suspiro.

São Francisco de Assis deixou obra, testemunho e inúmeras mensagens, recordo uma das que considero mais importante:
 
“Prega o Evangelho em todo tempo;
se necessário, usa palavras.”

1 comentário:

Viviana disse...

Querida Mimi

Também para mim, este grande servo de Deus, é um exemplo, que procuro seguir.
Muito do que escreveu e do que ensinou... me interessa e me empolga.

Este pensamento que aqui deixou:

"Prega sempre o Evangelho; se nessecário, usa palavras", dá-nos que pensar como cristãos que somos.

Como o Mestre e Senhor Jesus Cristo, ensinpou, é avida...a forma de viver os ensinos de Cristo, que é mais importante.

Obrigada por a partilha-
Gostei muito.

Um abraço
Viviana