"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 8 de junho de 2014

Raboni

“Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.”
João 20:16

(Este versículo faz parte do diálogo de Jesus com Maria Madalena na madrugada da ressurreição)
Raboni é uma palavra aramaica que quer dizer a mesma coisa Rabi em hebraico – “mestre”. É um título respeitoso dado aos doutores da lei, derivado da raiz Rav que, no hebraico bíblico, significa “grande em conhecimento”.

“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” – João 3:2

(Este versículo narra o dizer de um príncipe dos judeus, Nicodemos)
No grego, o vocábulo vem do termo didaskalos que quer dizer “professor”, “mestre” ou “o que transmite conhecimento”.


Na formação judaica de um Rabi, havia um processo, que ainda hoje (talvez com pequenas alterações) a comunidade israelita privilegia:
Dos 6 aos 12 anos os rapazes eram ensinados a decorar o Pentateuco (cinco livros da lei), após o que eram avaliados pelos doutores da lei;
depois se ficassem aprovados, teriam de estudar e decorar os restantes textos históricos e os dos profetas, sendo novamente avaliados por um Rabi aos 18 anos;
os aprovados, por questões práticas e de amadurecimento, ficavam com o Rabi até os 30 anos;
depois, eram autónomos e começavam a ensinar.
Na altura, os Rabis eram reverenciados, seguidos e recebidos. Para os ricos e principais da sociedade era uma honra ouvir e alimentar os Rabis e os seus discípulos.

Mas Jesus, além da aprendizagem que fez das Escrituras, era o Filho de Deus e tinha um ensino novo. Ele comia com os pobres e os pecadores. Ele juntava-se à multidão. Ele não rejeitava pobres, mulheres ou crianças. Ele anunciava a esperança e o amor.
Jesus foi um Rabi diferente, Ele é ainda e sempre o nosso Mestre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola querida Mimi.......
Jesus o "o Mestre". Gracas dou ao Pai por tudo, pela oportunidade de viver e seguir os ensinamentos de Jesus.
beijo no coracao
Marisa