"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 5 de julho de 2014

Os Cinco Sentidos

Desde crianças, somos estimulados a diferenciar formas, texturas, cheiros, sons e gostos, porque essa é a forma que temos de conhecer e comunicar com o que nos rodeia.
Na verdade, Deus dotou-nos de cinco sentidos principais, práticos e muito importantes, também, na vida espiritual pois, com eles, podemos entrar em tentação e com eles podemos glorificar ao Senhor.

VISÃO – é, provavelmente, o mais estimado dos sentidos; daí vem o conceito de feio e bonito, mas sobre tudo o reconhecimento das coisas e das pessoas.
Foi pelo olhar que David caiu em adultério (II Samuel 11:2-4); tal como pelo olhar Simeão sentiu que podia morrer em paz pois vira Jesus (Lucas 2:25-30).

Desde a criação e pelo próprio Deus, este foi o sentido de excelência.

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…” – Génesis 1:31a

TACTO – é o sentido mais impressionante, ele permite-nos  a percepção do agradável e do repugnante, mas também o ter atitudes de carinho ou de repulsa.
Foi através do tacto que Isaque se deixou enganar por Jacó (Génesis 27:21-23); e foi abraçando as crianças que Jesus as abençoou (Marcos 10:13-16).

Num acto sublime, Jesus no contacto pele com pele ensinou a amar servindo.

“Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.” – João 13:14

OLFACTO – é a capacidade de sentir os odores, uns bons outros nem por isso, mas com ele podemos ter belas sensações ou detectar o repugnante.
As irmãs de Lázaro confirmaram a sua morte através do mau cheiro do corpo (João11:39); mas aos pés de Cristo, o cheiro de perfume foi sinal de rendição (João 12:3).

O Senhor relaciona os nossos actos com o cheiro que exalam.

“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida.”
II Coríntios 2:15-16

AUDIÇÃO – é a captação de ondas sonoras que enviadas ao cérebro são identificadas como ruído, música ou voz, com maior ou menor intensidade.
Foi pelo ouvir que Eva se deixou seduzir por satanás (Génesis 3: 1-5); é pelo ouvir a Deus que ficamos livres do mal (Provérbios 1:33).

De uma forma clara, a Bíblia fala sobre a importância da audição.


“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” – Romanos 10:17

PALADAR – esta capacidade permite-nos sentir o sabor, através  das papilas gustativas existentes na língua. Uns sabores são agradáveis, outros são amargos.
Depois da saída do Egipto, o povo queixou-se do sabor amargo da água (Êxodo 15:23); porém, Moisés clamou ao Senhor e foi-lhes proporcionada água boa (Êxodo 15:25).


Jesus deixou-nos indicações sobre o sabor que os crentes são.

“Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.” – Mateus 5:13

Assim Deus nos permite comunicar com o que nos rodeia, mas também nos ensina que O devemos honrar com essas capacidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mimi,
...façamos tudo para honra e Glória de Deus., fazendo assim evitamos pecar, e Glorificamos ao nosso Deus.
beijo no coração
Marisa