"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Como Consertar o Mundo

Durante algum tempo, circulou na internet uma fábula, sem identificação do autor, que achei conter uma moral que todos devíamos adoptar.
A história é assim:

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e, querendo encontrar uma solução para os minorar, passava muito tempo no seu gabinete a  estudar o assunto.
Certo dia, o seu filho de sete anos, entrou no gabinete e o cientista, para o entreter, pegou num velho planisfério, cortou-o em muitos pedaços (tipo puzzle) e depois deu-o ao menino, junto com um rolo de fita-cola, para que ele reconstruísse o mapa.
Esta era uma forma de entreter a criança e poder continuar os seus estudos.
Uma hora depois, o menino gritou alegremente:
- Pai, já acabei!
E, para espanto do cientista, o mapa estava ordenado correctamente...
- Muito bem, mas como é que tu conseguiste?
- Foi fácil, eu não sabia como era o mundo, mas quando tu estavas a cortar o papel, eu vi que do outro lado estava a figura de um homem. Como tentei reconstruir o mundo e não consegui, lembrei-me do homem, que sei muito bem como é, e comecei a formá-lo de novo. Quando consegui consertar o homem e colar os pedaços, virei o papel e vi que o mundo estava perfeito.



Partindo do princípio de que isto podia muito bem acontecer, temos de reconhecer que as crianças são exímias a dar lições de vida, mesmo quando isso é fruto da sua inocência e simplicidade.
Moral da história: para minorar os problemas do mundo, tem que começar por se renovar o homem.




Faz lembrar o episódio de Nicodemos (João 3: 1-7), quando Jesus lhe disse: “Necessário vos é nascer de novo!. É a demonstração de que o mais importante é restaurar o homem.
Depois, as palavras do Mestre no Sermão da Montanha (Mateus 5: 14-16) quando disse: “Vós sois a luz do mundo!”. Ao contrário do que muitas vezes pretendemos, não é o mundo que tem de nos dar ferramentas de reparação, somos nós que temos de ser obreiros da correcção do mundo.
Logo, começa em cada um de nós, não nos moldarmos àquilo que o mundo é, apresenta e dá, mas renovarmo-nos e melhorarmos o nosso entendimento sobre o que Deus quer que sejamos e façamos, tal como dizem as Escrituras:

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 2

2 comentários:

Unknown disse...

Querida Mimi, quero ressaltar a pergunta de Ló a Deus......Se tiver 10 justos o Senhor ainda destrói Sodoma e Gomorra? Sei que Deus retém muitas naçoes, pois há justos como voce que propaga o a Vontade de Deus. Deus espera que nós, através da sua Palavra que transformemos esse mundo. Devemos ser sim obreiros correto, dignos para levar ao mundo, Jesus.
Que Deus seja sempre louvado e te abençõe.
beijos
Marisa

Maria disse...

Obrigada pelo teu comentário.
Só um reparo, foi Abraão e não Ló quem questionou Deus. Começou por 50, depois 45, 30, 20 e 10; mesmo que fosse por 1, Deus pouparia a cidade, pouparia os ímpios pelos justos.
Isto é tremendo e de grande responsabilidade para nós.
Deus nos ajude a ser fiéis e exemplo de fé.