"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Não, Porquê?

Imagine alguém que aceita participar numa corrida, equipa-se, vai até à pista e pisa a linha de partida, mas, quando é dado o sinal para iniciar a prova, recusa-se a prosseguir. Isto faz sentido?
As desculpas podem ser muitas e, invariavelmente, passam por alegadas incapacidades, mas a verdade principal é a falta de vontade e o medo.

Há crentes assim. Pessoas que, depois da conversão, se preparam biblicamente e reconhecem as necessidades da obra, mas quando Deus as chama ao trabalho, ficam com medo, recusam e dão desculpas inusitadas.
Acontece que Deus, desde sempre, tem usado para a sua obra pessoas com os mais diversos problemas. Vejamos alguns exemplos:

David cometeu adultério (II Sam. 11:2-4), no entanto o Senhor o perdoou e inspirou, tendo escrito os mais belos hinos e orações das Escrituras Sagradas.

Timóteo sofria do estômago, talvez tivesse uma úlcera (I Tim. 5:23), mas isso não o impossibilitou de realizar uma obra evangelística e fazer viagens missionárias.

Abraão era muito velho (Gén. 17:17), mas, mandado por Deus, saiu da sua terra sem saber para onde ia, foi constituído como pai de numerosas nações e teve um filho.

Moisés tinha bariglossia o que lhe dificultava a fala (Ex.4:10), mas Deus o escolheu para dirigir e libertar o povo de Israel.

Pedro foi medroso e impulsivo (Mat. 26:69-74 e João 18:10), mas, quando foi revestido pelo poder do Espírito Santo, tornou-se um dos grandes iniciadores da igreja e divulgador do evangelho.

Jonas era rebelde (Jonas 1:1-3), entretanto, acabou por pregar a Palavra de Deus de forma tão poderosa que toda a cidade de Ninive se converteu ao Todo-Poderoso.

Léia era uma mulher sem atractivos físicos e solteirona (Gén. 29:17, 23-26), mas isso não foi impeditivo de Deus a honrar, sendo mãe dos fundadores de seis das tribos de Israel, incluindo a de Levi, tribo sacerdotal, e a de Judá, que gerou Cristo.

Gideão era pobre e tinha o complexo de inferioridade (Jz. 6:15), no entanto, não duvidou do poder de Deus e tornou-se um grande líder, libertador e guerreiro.

Paulo era perseguidor da igreja e tinha problemas de visão (Actos 8:3 e Gál. 4:13-15), mas isso não obstou a que fosse o grande missionário da igreja primitiva, escrevesse várias cartas para as comunidades que visitou e fosse preso por amor ao evangelho.

Sansão foi mulherengo (Jz. 14:1-2, 16:1 e 4), mas Deus dotou-o de força física para livrar Israel do poder dos filisteus.

Samuel era ainda criança (I Sam. 2:18, 3:4), Deus falou-lhe e ele, além do grande discernimento espiritual, teve uma vida de fidelidade e serviço ao Senhor e veio a ser o primeiro profeta de Israel.

Zaqueu era baixote o indesejado (Luc. 19:3 / 7), mas quando se converteu, passou a ser justo e não só decidiu contribuir para os pobres, como restituir quatro vezes mais àqueles que tinha espoliado.

Raabe era prostituta (Josué 2:1), ainda assim, foi justificada por Deus quando escondeu dois espiões da nação de Israel e figura na genealogia de Jesus.

João Batista era extravagante (Mat.3:4), mas foi o escolhido por Deus para preparar o caminho para o ministério do Senhor Jesus.

Nesta amostragem vimos pessoas diferentes umas das outras, usadas por Deus para tarefas igualmente diferentes.

Sabe que não há duas pessoas iguais? Isso pode provar-se pelo ADN, pelas impressões digitais, mas também pela aparência, o carácter, as vivências, as patologias e as capacidades. Deus fez-nos absolutamente únicos e especiais!
Se todos os crentes desempenhassem uma tarefa na obra de Deus e, independentemente das diferenças e limitações, usassem os seus dons, certamente as igrejas funcionavam mais eficazmente. Se Deus quer usar-nos, não, porquê?

“Tu a quem tomei das extremidades da terra e chamei dos seus cantos mais remotos e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e nunca te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” - Isaías 41: 9-10

2 comentários:

Débora disse...

Muito bom :)

Viviana disse...

Querida mim

É absolutante verdade, amiga!

Quantas pessoas "fracas" -aparentemente - Deus escolheu, chamou e comissionou para o seu serviço?

E...quantas pessoas tão ocupadas...sem tempo para mais nada...Ele tem usado e usa!?

Li, repetidas vezes que o Senhor não chama pessoas desocupadas, mas sim, as que estão verdadeiramente activas.

Que possamos estar atentos á chamada e...disponíveis.

Um grande abraço

viviana