"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 20 de abril de 2013

Maranata

É curioso como, aparecendo uma única vez na Bíblia, este termo não se perdeu no tempo.

“Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema.
Maranata!” – I Coríntios 16:22

Trata-se de um vocábulo aramaico, composto por duas palavras: Marãn + athá (Senhor + vem ou virá).

Significa “Vem, Senhor!” ou “O Senhor virá!” e, relativamente à sua utilização, podemos dizer que:

1 – Segundo alguns escritos históricos, na época do Velho Testamento, quando os reis se deslocavam às praças para fazer justiça, à sua frente ia um mensageiro, que chamava a atenção tocando a trombeta e apregoava ao povo: “O rei está vindo!” (hebraico);

2 – Na igreja primitiva, terá servido como saudação e encorajamento entre os cristãos; mas também como senha, oração na ceia e forte expectativa dos crentes na segunda vinda de Jesus. (aramaico);

3 – No fim da compilação bíblica (Apocalipse 22:20) e resumindo a esperança da Igreja de que Cristo vai voltar, aparece como súplica: “Vem, Senhor Jesus!” (grego);

4 – No contexto em que Paulo usou a palavra, tem a ver com o exercício da  justiça sobre os (malditos) que rejeitam a autoridade de Jesus;

5 – Actualmente a expressão é utilizada pelos cristãos evangélicos, especificamente, para referenciar a segunda vinda do Senhor Jesus e o arrebatamento da igreja.





Todos que temos experimentado o poder da salvação, possuímos o íntimo desejo da vinda de Jesus, por isso, clamemos:

“Maranata - vem, Senhor Jesus!”
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Mimi.....
Essa expressão me faz visualizar realmente a volta de Cristo. Como deve ser belíssima Sua Volta.
beijo
Marisa