"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


domingo, 2 de junho de 2013

E as Crianças, Senhor...


Eu sou avó!
Todos os dias peço a Deus que os meus netos cresçam sob a sua orientação. Que aceitem Cristo e sejam servos fiéis, que sejam bons filhos e bons cidadãos, que tenham um bom casamento e que sejam inteligentes, saudáveis, trabalhadores e respeitadores.
Também peço a Deus que me ajude a transmitir-lhes valores sociais e espirituais (bíblicos) e que, a par das palavras, lhes dê bons exemplos.
 
Faz hoje 3 anos que dei início a este blogue. No primeiro texto que publiquei fiz menção ao dia em que recebi Cristo como meu Salvador. Eu tinha 6 anos.
Lembro-me do sítio onde estava sentada, lá na Casa de Oração do Carrascal; lembro-me das palavras do Pr. Abel Rodrigues; lembro-me de ter chorado quando entendi o sacrifício vicário de Cristo; lembro-me de, enquanto o chefe Armando Santiago tocava acordeão, cantarmos:
 
Glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus,
os remidos todos cantam “Glória a Deus”;
pecadores transformados,
pelo sangue já lavados.
Glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus,
os remidos todos cantam “Glória a Deus”.
 
Os meus netos têm agora 6 anos…
 
O entendimento sobre a salvação das crianças não é uniforme. Eu tenho a minha opinião e julgo poder fundamentá-la. Os pareceres, práticas, certezas e dúvidas a que tenho assistido, não têm alterado aquilo que penso. Ou seja, não estou com os católicos que baptizam bebés para lhes garantir a ida para o céu, nem com os evangélicos que dizem não saber o que acontece espiritualmente com uma criança que morre, ou que fazem apelos à salvação a meninos de tenra idade.
Aliás, quando ouço alguém dizer que aceitou Cristo aos três ou quatro anos, não acredito nisso. Não esqueçamos que essa é não só a idade da inocência, mas, também, da inconsciência. As crianças são levadas a essa afirmação porque, obviamente, querem ser lindas e aceites pelos crescidos, mas não têm alcance para entender. Todos sabemos que são insuficientes as lembranças destas idades.
 
Tenho para mim que Deus, na sua imensa sabedoria e soberania, não imputa culpa a quem não tem discernimento e/ou faculdades cognitivas para perceber o pecado.
Além disso, todos os ensinos de Jesus foram no sentido da compreensão, aceitação e prática da mensagem; e, para servir de ensino aos adultos, dizia:
 
“Jesus, porém, chamando-as para junto de si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, de modo algum entrará nele.” – Lucas 18:16-17
 
“Naquele momento, os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: Quem é o maior no Reino dos céus?
E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.” – Mateus 18:1-3
 
Não tenho no bolso a revelação de uma idade fixa para a compreensão, nem nós temos todos o mesmo nível de desenvolvimento. Porém, sei que não somos inocentes toda a vida e que há uma altura em que existe a noção real do bem e do mal.
 
 
Ontem comemorou-se o Dia da Criança.
Compete aos adultos, amar, proteger e ensinar o Caminho da Verdade, para as crianças poderem tomar a decisão certa.
 
 
Eu, sem pressa, desejo receber a alegria dos meus netos aceitarem entregar as suas vidas a Cristo.
 
 
Depois, virão (ou não) alguns contratempos porque o diabo não brinca em serviço e porque o crescimento tem as suas crises existenciais, mas sei que, uma vez salvos, o Pai estará de braços abertos para receber o pródigo arrependido.
 
Que Deus abençoe os meus netos, os que tenho e os que ainda possam chegar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mimi querida, seu texto me trouxe à lembrança o dia em que deixei Cristo entrar em minha vida. Eu tinha 9 anos, e, estava na classe dos juniores quando, depois de ser lida e explicada uma história sobre Jesus.
Meu desejo é que minhas filhas também receber Jesus como seu Salvador. Elas já o conhecem. Aqui na Alemanha,na EBD éainda muito vago a classe de crianças. Mas eu espero em Deus o dia de suas salvação.
beijo no coração
Marisa