"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 31 de agosto de 2013

A Destruição da Natureza

Muito se tem dito acerca da calamidade que tem assolado Portugal - os incêndios.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), na primeira quinzena de Agosto foram registados 2.419 incêndios florestais no nosso país.
Dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) dizem que, os incêndios florestais deste ano, já consumiram 18.415 hectares de terreno.
A comunicação social dá-nos conta de que já morreram 5 bombeiros, há um incontável número de feridos (queimados e intoxicados), vários veículos de combate destruídos pelas chamas e inúmeros animais mortos.
No mapa abaixo  estão contemplados os pontos de incêndio da semana que hoje termina. Vejam o nosso país.

Fonte NASA
Há causas naturais para as quais não temos resposta, mas é sabido que a esmagadora maioria desta catástrofe se deve à incúria humana e a crime.
E, perante este cenário dantesco, lembremos o que diz a Palavra de Deus:

Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar.”Gênesis 2:15

Oh responsabilidade! Quando Deus disse a Adão e a Eva para cultivarem e guardarem o jardim estava a alertar aos homens de todos os tempos como era importante cuidar e preservar tudo o que Ele criou porque a terra não é mais que um enorme jardim, onde vivem as mais diversas espécies de animais e vegetais.
Assim, o povo cristão tem responsabilidade  maior na preservação do meio ambiente. Não basta admirarmos e enaltecermos a Criação, temos de agir.

Além da conscencialização nas nossas comunidades, devemos ser militantes na defesa à Natureza através do exemplo tanto à nossa porta, como em campanhas de limpeza de matas e praias.
Não é difícil sensibilizar os jovens e adultos ainda capazes para uma divertida tarde a cuidar do meio ambiente onde, juntando o útil ao agradável, podem louvar a Deus com cânticos espirituais e momentos de oração.
 

Não queremos continuar a ver imagens tristes de destruição e morte. O mundo vive uma enorme degradação do meio ambiente: incêndios, lixo, poluição, e nós precisamos de alimentos e ar bons. Não podemos fazer tudo sozinhos, mas podemos fazer o que está ao nosso alcance. 
Deus criou o mundo para o homem e o cristão deve ser ordenador e zelador dos bens do Criador.
 
Se cuidarmos daquilo que o Senhor nos dá, podemos ouvi-Lo dizer:
 
”Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.”
Mateus 25:21
 
Obrigada bravos bombeiros!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mimi,
Cuidar da natureza,do meio ambiente em que vivemos deve partir sim de cada um de nós, às vezes cobramos do governos aquilo que já poderíamos fazer.
bjo no coração
Marisa