"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oração - Dom de Alguns ou Privilégio de Todos

Será que existe o dom de oração?
Faço esta reflexão porque, ultimamente e com frequência, tenho ouvido a menção a este ou aquele crente como tendo o dom da oração, bem como a solicitação a quem acha que tem o dom de oração para fazer as petições consideradas especiais ou sobre assuntos mais delicados.

Desde já, confesso que isto não me convence. Aliás, não encontro nada na Bíblia que me dê essa indicação, nem sequer nas passagens chave sobre dons (I Coríntios 12: 8-11, Romanos 12: 6-8 e Efésios 4:11).
Tenho a certeza que oração é mais que palavras ou expressões impressionantes. Tenho a certeza que a oração não é prerrogativa de alguns, nem o acesso a Deus é limitado pelo estilo que pode agradar a uns e a outros não.

Deus convida-nos para a sua presença, com o fim de abrirmos os nossos corações e reconhecermos a sua soberania. O que Deus quer é que nos aproximemos d’Ele para compartilhar alegrias e tristezas, gratidão, louvor e súplicas. O importante é que a oração seja agradável a Deus.
E, alegra-me saber que Ele acolhe mesmo a menor palavra duma criança!

Isto não obsta que, pessoalmente, me possa sentir mais edificada com umas orações do que com outras. De mim própria o digo, há momentos em que sinto mais gozo e conexão ao orar do que noutros. O local, o assunto, o envolvimento pessoal, podem de alguma forma influenciar a minha expressão, mas isso não obsta nem favorece que seja melhor ouvida por Deus.
Para mim, orar é um privilégio imensurável. Deus é tão acessível, que não me cobra dotes de oratória ou gestos excessivos, somente quer que me apresente sincera, humilde, reverente e comprometida.


“Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos
e fazemos o que é agradável à sua vista.” – I João 3: 21-22

Deixo aqui mais algumas referências bíblicas que podem ajudar a clarificar esta questão:
II Crónicas 7: 14-15 – os ouvidos de Deus estão atentos à oração do seu povo (não de alguns escolhidos entre os seus).
Provérbios 15: 8 – a oração dos rectos alegra ao Senhor (não a dos que receberam dom).
Mateus 6: 5-8 – ensinamento de como se deve orar (Jesus está a falar a uma multidão).
I Coríntios 14: 14-16 – orar em espírito e em razão (é edificante se se perceber).
Hebreus 10: 19-22 – o privilégio do acesso a Deus (para todos, através de Jesus).

Posto isto, a oração é um dom dado a alguns, ou o privilégio que todos podemos ter de falar com Deus?

2 comentários:

Débora disse...

Muito bem dito.

Pedro Leal disse...

Sim, é um privilégio de todos. A perseverança e a "nova mente", que nos leva a orar conforme a vontade de Deus, é que fazem a diferença.