"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desafio de Ano Novo

O começo de cada ano é o momento em que geralmente se fazem os balanços e planeiam novas metas. Muitos de nós, aproveitamos esta altura para repensar o nosso deve e haver; o que correu bem e o correu mal; o que fizemos e o que podíamos ter feito.
Nesta perspectiva, podemos também apurar onde esteve e onde vai ficar Deus na nossa vida.
Para reflexão sobre o assunto, eu gosto da mensagem transmitida em Deuteronómio 6, de forma especial os versículos 4 a 9. Por favor leiam nas vossas Bíblias ou, se quiserem, no final deste texto.

Os vs. 4 e 5 dão-nos a razão para um bom relacionamento com Deus – o grande mandamento – neles é retirada a frieza do primeiro mandamento do decálogo (“Não terás outros deuses” Êxodo 20: 1) e é-lhe dada uma roupagem nova que o adoça “Amor”.
O amor é o sentimento mais avassalador, arrisco mesmo em dizer que dele dependem todos os outros; logo, tem de ser bem cuidado e bem direccionado. E, não nos enganemos, ter outros senhores não se confina à adoração de imagens. Pode ser o dinheiro, a fama, um vício qualquer, uma figura pública, sei lá, pode ser tanta coisa...

Nos vs. 6 e 7, é-nos mostrado como devemos lidar com esta realidade e ordem, ou seja, amar a Deus é algo transcendente que não deve depender só do ensino elementar ou da emoção ocasional, ele tem de permanecer no nosso coração, estar presente na nossa casa, ser parte da educação dos nossos filhos e, ainda, não ser escondido aos de fora. Quando? Sempre, do início ao fim de cada dia.

Por isso, nos vs. 8 e 9, somos advertidos a ter sempre presente a Palavra de Deus e é-nos indicado que ela deve estar na mão, entre os olhos e nos umbrais da porta.
Os judeus da altura levaram estas ideias tão à letra que começaram a utilizar pequenos textos da lei em caixinhas de couro, chamadas filactérios, que colocavam no braço esquerdo e na testa (costume ainda hoje utilizado em ocasiões especiais) e outras, chamadas mezuzas, que fixavam na ombreira da porta da casa.
Porém, estou convicta que a vontade de Deus é que a Palavra faça parte da nossa natureza e seja praticada segundo o espírito. Então, o que é que Deus queria dizer? Aprofundando o assunto, tirei as seguintes ideias:

Na MÃO (prática: amarrado com tiras de couro desde a mão esquerda, ficando o filactério no lado interno do braço, junto ao coração) – talvez lembrando que devemos ter corações disponíveis para guardar a Palavra e amar a Deus:
“Bem aventurados os que guardam as suas prescrições e O buscam de todo o coração.” – Salmo 119: 2

ENTRE OS OLHOS (prática: amarrado com tiras de couro, ficando o filactério na testa) – ora sendo na parte frontal da cabeça que é processada toda a informação e se formam os conceitos, parece-me estar presente a um apelo à cognição e à sabedoria, de modo a que a Palavra fique na nossa mente e a apliquemos com inteligência tendo como fim uma vida segundo a vontade de Deus:
“Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.” - Provérbios 3:13

Nas UMBREIRAS DA PORTA (prática: colocado fora no lado direito de quem entra na porta e à altura do ombro) – sem dúvida, exposto à visão e opinião pública, creio que é um alerta ao cuidado a ter com as nossas atitudes e palavras para que tenhamos um testemunho que enalteça a pessoa do nosso Deus:
“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” – Tito 2: 7-8

Para finalizar, gostava de lembrar que:

1- Nós sem Deus, não somos nada, mas Ele sem nós, continua a ser Deus!
“E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.” – v. 24

2- Quando não estamos do lado certo, a nossa vida pode ter alguns êxitos, mas não temos bênçãos.
“E farás o que é recto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor jurou dar a teus pais.” – v. 18

GRANDE DESAFIO PARA 2011

***************************************************************
TEXTO BÍBLICO:
“4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 tu as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te.
8 Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”

Sem comentários: