"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 2 de abril de 2011

A Arca de Noé

Há histórias bíblicas que são clássicos das classes infantis da Escola Bíblica Dominical. Quem por lá passou sabe muito bem do que estou a falar.
Uma das mais apreciadas pelas crianças é A Arca de Noé. Aquele verdadeiro zoológico flutuante tornou-se um grande atractivo, à volta do qual se podem fazer inúmeras actividades.

Isto passa-se com as crianças, mas o desejável é que, conforme se vai avançando na idade e na compreensão, essas histórias vão sendo aprofundadas e alargadas ao contexto.


Pergunto, neste relato do Velho Testamento, qual é o atractivo para cada um de nós?
Antes de revelar o meu, vou realçar alguns aspectos acerca daquilo que podemos aprender nesta passagem.



Génesis 6: 7-8 – Deus amaldiçoou a terra e decidiu destrui-la, por causa da maldade e corrupção dos homens, mas, a Noé, decidiu poupar, porque era um homem justo e perfeito.
A nossa conduta deve ser conforme o coração de Deus, de modo a ser-Lhe agradável.

Génesis 6: 13-14 – Deus informou Noé dos seus propósitos e mandou-o fazer a arca. Noé não duvidou, nem questionou Deus.
Por absurdas que nos pareçam as formas usadas por Deus para poupar a nossa vida, devemos ouvi-Lo, ser humildes e obedientes. Há oportunidades que são únicas.

Génesis 6: 15-22 – Deus forneceu o projecto completo para a feitura da arca e deu directrizes de sobrevivência. Noé dedicou-se ao trabalho.
Muitas vezes as construções da nossa vida não dão certo porque utilizamos os nossos projectos e temos pressa nas conclusões, em vez de acreditarmos na sapiência de Deus e fazermos como Ele diz.

Génesis 6: 18 – Deus disse a Noé que devia entrar para a arca acompanhado pelo seu núcleo familiar.
Deus não criou o homem para estar só, por isso, não devemos subestimar o valor dos outros, mas aprender que precisamos uns dos outros.

Génesis 7: 2-3 – Deus ordenou a Noé que levasse para a arca pares de todos os animais.
Por segurança, não devemos descurar as outras espécies, apesar das nossas diferenças, a sobrevivência dos homens também depende dos outros animais.

Génesis 7: 6 – Noé era um homem de idade avançada, mas não se queixou por ter de fazer uma obra tão gigantesca e minuciosa.
Mesmo depois de velhos, Deus pode chamar-nos a fazer alguma coisa realmente grande, por isso não devemos sentir-nos incapazes, nem descuidar as nossas responsabilidades.

Génesis 7: 17-24 – Tudo estava como Deus mandou quando se deu o dilúvio (durante 40 dias), mas o panorama fora da arca foi assustador. Porém, não consta que Noé tivesse ficado com medo ou nervoso.
Quando aprendemos a confiar em Deus, não há nada que nos retire a paz interior.

Génesis 8: 1-19 – Passados cento e cinquenta dias, as águas começaram a diminuir. E, quando a terra já estava seca, Deus mandou Noé, a família e os animais saírem da arca.
Por vezes, durante a tormenta, agarramo-nos muito a Deus, mas quando a bonança chega, ficamos inquietos e queremos resolver tudo sozinhos. Na verdade, só os que esperam no Senhor recebem grandes resultados.

Génesis 8: 20-22 – Noé, após a protecção e libertação dada por Deus, alegrou-se e o seu primeiro pensamento foi agradecer e louvar ao Senhor.
Nos bons e nos maus momentos, Deus está a suportar as nossas emoções e a defender a nossa integridade. Por isso, devemos ser gratos e festejar a vitória sem ignorar o seu Autor.

Génesis 9: 1-7 – Deus estabeleceu novos princípios para manutenção da vida sobre a terra e forneceu-os a Noé.
Não podemos cruzar os braços. Deus só faz o que não é possível ao homem fazer.

Génesis 9: 8-17 – Deus estabeleceu uma aliança com a humanidade, na pessoa de Noé, prometendo nunca mais vir um dilúvio sobre a terra. O seu sinal é o “arco da aliança”.
Quando estamos com Deus, há sempre um arco-íris de esperança que nos desafia à confiança. Ter a bênção de Deus, é uma garantia de sucesso!

Ficamos por aqui, chegámos ao meu atractivo neste relato bíblico – o arco da aliança, conhecido como arco-íris.
O arco-íris é das coisas mais lindas e contemplativas que existem! É como se Deus chegasse, pintasse o céu e deixasse escrito: “Sabe que Eu sou Deus e cumpro as minhas promessas!”.
Para mim, é uma das manifestações mais evidentes da nossa relação com Deus.


Quando o arco aparece no céu, fico a contemplá-lo…, e usufruo duma grande sensação de segurança.
Deus é fiel!

“O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda a carne que há sobre a terra.” – Génesis 9:16

Sem comentários: