"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


sábado, 1 de setembro de 2012

Shalom!

As palavras têm vida e história própria e eu gosto de as explorar.
“Shalom” é, provavelmente, a palavra de que mais gosto e mais prazer me dá; exactamente assim, com a sonoridade original, sem tradução e com o seu real sentido. Daí a utilizar regularmente.


Amplamente usada no Velho Testamento (mais de 250 vezes) esta palavra de origem hebraica, geralmente traduzida como “paz”, significa “estar bem” e é, até hoje, utilizada como cumprimento entre os judeus, principalmente em Israel.
Pretensamente não como o nosso tradicional cumprimento de “olá” ou “adeus”, mas como um desejo ligado à integridade do individuo, ao todo, à harmonia, à qualidade de vida e à bênção.

Então, em “Shalom”, está implícita a ideia de um estado de rectidão e plenitude, só conseguido através da acção da graça divina na nossa vida. Lembremo-nos que Jesus foi identificado como “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6) e que n’Ele fomos reconciliados com Deus.
Portanto, saudar com “Shalom” é, além de um desejo para com o nosso interlocutor, uma intercessão a Deus pelo seu bem-estar.

Aceitemos para nós o cumprimento de despedida de Cristo aos seus discípulos:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” – João 14:27

Saúdo-vos com Shalom!

1 comentário:

Anónimo disse...

Shalom Mimi......
Já tive conhecidos que tinham vergonha de ser saudado com termos bíblicos, A Paz de Cristo, Shalom, etc. Mas hoje vejo que houve uma divulgação muito boa e que quando os evangélicos se encontram podem se expressar publicamente assim como são= evangélicos. Antigamente os evangélicos no Brasil eram ridicularizados. Graças a Deus estamos em novos tempos.
Shalom
Marisa Braig