"PORQUE EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"


terça-feira, 22 de junho de 2010

Cumplicidade com a Luz

Esta é a minha cadela, chama-se Alfa e faz 8 anos em Agosto. Grande companheira!

Muitas vezes, durante a madrugada, talvez cansada do escuro e do silêncio, salta para a minha cama, empurra-me as mãos para lhe fazer festas, lambe-me a cara, ou, pior, traz um boneco para me incitar à brincadeira.
Eu, ensonada, enquanto lhe faço festas, penso: "Mas que mal é que eu fiz? Esta bichinha é maluca." Depois, acabamos por adormecer e ela, já tranquila, fica a ocupar algum do meu espaço.

Há um provérbio chinês que diz:
"Procuremos acender uma vela, em vez de amaldiçoar a escuridão"
Pensando bem, ela não é nada parva..., nos momentos em que se sente só, em vez de ficar contrariada, tenta "acender uma vela". É simples, procura alguém em quem confia. Eu!
Ora esta experiência, remete-me para a vida dos seres racionais.
Porque será que nos lamentamos tanto? Porque nos penalizamos com pensamentos desastrosos? Porque ficamos com medo quando começa a escurecer?
Houve alturas da minha vida em que circunstâncias me levaram a desconfiar da esperança e da fé. Foi como que perder a lucidez e exercer um esforço titânico para avançar por mim.
Em vez de acender uma vela - procurar Deus - e confiar na segurança e cumplicidade com a Luz, endureci o coração.
Por isso, com este acto de inteligência, ou instinto, da minha cadela, Deus lembrou-me que as coisas aparentemente impossíveis de realizar ou as desilusões sofridas, são muito piores quando, em vez de O procurarmos nas trevas, nos limitamos a amaldiçoar a escuridão.

4 comentários:

Viviana disse...

Olá Mimi

Mas que linda e bem cuidada está a Alfa!
Não diz mal de quem a trata.

Achei o seu texto muito interessante.
Li-o ao Jorge que está aqui ao lado, e ele também gostou.

Abraços de nós os dois

Uma boa noite de descanso

Viviana

Sara Leal disse...

Olá,

Pois é, Mimi, muitas vezes decidimos deixar Jesus e Deus de lado.E aí as coisas começam a ficar negras mas, quando estamos com Deus tudo é possivel e tudo fica bem!
E já agora A cadela é linda, eu tenho um gatito o Gaspar é muito lindo. E à noite tem a mesma atitude que a cadela!!

Beijinhitos
Sarita Leal

Maria disse...

Boa noite para ti e o Gaspar.

Nuno Reis Conceição disse...

É sempre com redobrado prazer que "bebo" as tuas palavras... plenas de discernimento e sabedoria!
Gostei da analogia que utilizaste para ilustrar uma grande verdade...
Também já tive os meus momentos de "coração endurecido"; para a próxima espero lembrar-me (sim, porque é tão fácil lembrar o que não interessa e esquecer aquilo que não deve ser esquecido) de "acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão" - obrigado por mais esta lição! ;-) Beijos